Diário Mais

Relembre os 10 últimos prefeitos da cidade de Santos

Os três primeiros prefeitos não foram eleitos pelo voto popular, pois, na época, Santos estava sob intervenção do governo militar (1964 - 1985)

Fábio Rocha

Publicado em 28/08/2024 às 14:37

Atualizado em 28/08/2024 às 14:51

Compartilhe:

A Prefeitura de Santos é uma das mais antigas do Brasil / Nair Bueno/DL

A Prefeitura de Santos é uma das mais antigas do Brasil, com registros que apontam que o primeiro edifício que abrigava o poder político e administrativo na Cidade foi fundado por volta de 1550, quando o Legislativo governava. Porém, em 1907, a prefeitura passou a existir.

O Diário do Litoral fez uma pesquisa e listou os últimos 10 Prefeitos de Santos.

Vale lembrar que os três primeiros prefeitos não foram eleitos pelo voto popular, pois, na época, Santos estava sob intervenção do governo militar (1964 - 1985). Em razão disso, os chefes do Executivo eram nomeados por meio de indicações.

Confira a lista de prefeitos:

Carlos Caldeira Filho*

Carlos Caldeira Filho foi um empresário e político. Comprou, junto com Octávio Frias de Oliveira, o jornal Folha de S. Paulo em 1962, foi presidente da Fundação Cásper Líbero e foi prefeito de Santos de 7 de maio de 1979 a 28 de janeiro de 1980, escolhido por Paulo Maluf. Acabou sendo uma curta passagem pela prefeitura, que foi marcada por uma cisma, sendo duramente criticado por seu antecessor, Antônio Manoel de Carvalho.

Washington Di Giovanni*

Washington Di Giovanni foi um político, esportista e médico. Começou sendo eleito para o primeiro mandato de vereador, em 1952, e foi eleito para a presidente da Câmara Municipal, após a renúncia de Carlos Caldeira Filho. Assumiu a prefeitura por apenas dois dias, ficando de 28 de janeiro de 1980 a 30 de janeiro de 1980.

Paulo Gomes Barbosa*

Paulo Gomes Barbosa era um comerciante e político. Gomes nasceu em Jequitinhonha, em Minas Gerais, mas mudou-se para Santos aos dois anos, e fez uma carreira de sucesso no ramo cafeeiro. Com todo sucesso e habilidades econômicas, foi nomeado interventor de Santos, pois na época não existia eleição direta por intermédio de voto.

O período que ficou na prefeitura de Santos foi de 30 de janeiro de 1980 a 31 de agosto de 1984.

Oswaldo Justo

Oswaldo Justo começou sua carreira como advogado e entrou para a política. Justo foi prefeito de Santos durante o período de 9 de julho de 1984 a 31 de dezembro de 1988, e ficou famoso por ter sido o primeiro após a redemocratização do país e com o ganho da autonomia municipal.

Telma de Souza

Telma Sandra Augusto de Souza é pedagoga, professora, advogada e política. Envolveu-se na política com o movimento sindical do professor paulista e, em 1980, foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT), liderando na cidade de Santos. Foi prefeita do período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 1992.

David Capistrano

David Capistrano foi um médico sanitarista e político. Capistrano nasceu em Recife e depois viveu no Rio de Janeiro, quando tornou-se membro da executiva estadual do PCB, lutando contra a ditadura militar. Mudou-se em 1975 para São Paulo e foi um dos fundadores do PT, na década de 80.

Assumiu a Prefeitura de Santos no dia 1 de janeiro de 1993 e foi até 31 de dezembro de 1996.

Beto Mansur

Paulo Roberto Gomes Mansur é um empresário do setor de comunicações, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Filho do ex-deputado federal Paulo Jorge Mansur e de Maria Gomes Mansur, formou-se em engenharia eletrônica.

Ficou conhecido por raramente perder eleições, sendo derrotado apenas duas vezes. Foi prefeito de Santos de 31 de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000, mas conseguiu sua reeleição para 1 de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004.

João Paulo Papa

João Paulo Tavares Papa é engenheiro, foi pedagogo e político filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Porém, foi eleito prefeito de Santos pelo PMDB e conseguiu sua reeleição, ficando de 1 de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2012. Paulo ocupou cargo de superintendente regional da SABESP na Baixada Santista.

Paulo Alexandre Barbosa

Paulo Alexandre Barbosa, filho do ex-prefeito Paulo Gomes Barbosa, é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Começou a carreira efetivamente aos 22 anos, quando assumiu o cargo de assessor especial da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer.

Em 2002 foi nomeado diretor de projetos especiais da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação). Foi prefeito de Santos durante 1 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016, conseguindo sua reeleição para os próximos quatro anos, ficando até 2020.

Rogério Santos

Rogério Santos é o atual prefeito da cidade de Santos e é mestre em Odontologia. Sua vida pública começou em 2009, quando foi convidado por Paulo Alexandre Barbosa, que na época era deputado estadual, para ser seu assessor parlamentar.

Quando Barbosa foi eleito prefeito de Santos, Rogério foi convidado para ser chefe do gabinete, e em 2017 tornou-se secretário de governo.

Em 2020 entrou como um dos candidatos para a ser prefeito de Santos, sendo eleito no primeiro turno com 101.268 (50,58%) dos votos válidos.

* Indicados durante o período militar.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Após furto, prefeitura arruma Espaço Pet do Embaré, em Santos

A prefeitura também reforçou a importância da participação da comunidade na preservação do espaço

Brasil

Veja a lista de regiões que devem ter temporais nesse fim de semana no Brasil

A chuva acabou perdendo a força em alguns lugares, mas vai atingir outros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter