Origem se deu na França / Reprodução
Continua depois da publicidade
O litoral de São Paulo tem em sua história diversas pessoas importantes e que foram vitais para o seu desenvolvimento. No entanto, poucas têm a tradição e o peso da Família Guinle.
A origem do 'Clã' se deu na França, durante o século XVII em Bazet e arredores, onde foram membros da pequena burguesia. No entanto, o grande momento da família foi no Brasil.
Continua depois da publicidade
Foi em solo nacional, mais precisamente no Litoral de Paulo, que os patriarcas começaram a construir o legado que ficaria para sempre.
Para a nova geração, a pessoa mais conhecida do “clã” é a atriz Guilhermina Guinle. Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, onde também existe muita influência, a celebridade tem ligação com a região e faz visitas constantes.
Continua depois da publicidade
Eduardo Guinle é um dos maiores responsáveis pela expansão do Porto de Santos. A ideia surgiu no Rio de Janeiro, com a parceria dele com Cândido Gaffrée. Com o sucesso da loja de tecidos, o objetivo foi expandir para outros locais.
Mais tarde, a dupla venceu a licitação para comandar as operações no Porto de Santos e ser responsável pela construção da expansão física e econômica da empresa.
Mesmo com a morte de Eduardo, seus descentes também conseguiram se manter com o poder do local nas mãos.
Com todos os decretos que garantiam o poder com a família, os Guinler mandaram no porto santista até 1980, com a criação da CODESP.
Assim como o Diário do Litoral já te contou, o bairro Guilhermina é uma verdadeira homenagem à mãe dos primeiros gestores do Porto de Santos. No local, era sediada a fazenda da família.
Continua depois da publicidade
Eles também foram responsáveis por lotear as áreas do local para atender os novos moradores, garantido a expansão do local.
Continua depois da publicidade