Conhecida como 'Elevação Grande Rio', local é alvo de discussões entre cientistas brasileiros e do Reino Unido / Marinha do Brasil/Reprodução
Continua depois da publicidade
Cientistas brasileiros e do Reino Unido descobriram próximo a costa do litoral do Brasil, a existência de uma formação vulcânica no fundo do mar, que já foi uma ilha do tamanho da Islândia. Localizada a 1.200 quilômetros da costa nacional, ela é conhecida como "Elevação Grande Rio", e está afundada 650 metros abaixo da superfície marítima.
Por conta desta descoberta, o Brasil fez um pedido em 2018 para as Nações Unidas aumentarem as fronteiras marítimas do país até o local, cuja zona econômica atualmente vai até 370 quilômetros da costa.
Continua depois da publicidade
Neste mesmo ano, durante uma expedição submarina, os pesquisadores fizeram ainda encontraram na Elevação, camadas de argila vermelha no fundo do mar, semelhantes a solos tropicais.
Após a realização de exames, foi confirmado que a composição de argila não poderia ter se formado debaixo d'água, pois este tipo de solo se desenvolve em condições ao ar livre, por conta do calor e umidade tropicais.
Continua depois da publicidade
Durante esse período, os cientistas ainda utilizaram um sonar para mapear o fundo do mar na elevação. O intuito era estudar crostas de ferro manganês em minerais que podem ser encontrados na superfície.
Este estudo mostrou uma fenda de aproximadamente 30 quilômetros de extensão que cortava a elevação. Além de plataformas formadas por ondas e cascatas submersas.
Em 1980, foram coletadas amostras nesta mesma região e deram a entender que a Elevação já esteve acima da água.
Continua depois da publicidade
A Elevação Grande Rio começou a se formar por conta de intensas atividades vulcânicas sob a dorsal meso-oceânica do Atlântico Sul, há quase 80 milhões de anos. Conforme o tempo passava, o planalto começou a se mover para o oeste e afundava gradualmente.
O último período de atividade vulcânica na parte oeste da elevação aconteceu há cerca de 40 milhões de anos. Foi nesta região que os cientistas encontraram a argila vermelha.