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Rede de turismo ferroviário pretende ligar cidades de SP; veja detalhes

É esperado que o programa traga uma receita de até R$ 1,8 bilhão na próxima década

Gabriel Fernandes

Publicado em 02/12/2024 às 22:05

Atualizado em 02/12/2024 às 22:08

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Ideia é expandir a rede de trens turísticos com a ampliação de circuitos ferroviários e até a construção de museus / Pixabay/Pexels

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Por intermédio do "Programa de Turismo Ferroviário", o Governo de São Paulo possui planos para criar a maior rede de turismo ferroviário do Brasil.

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A ideia é expandir a rede de trens turísticos com a ampliação de 23 circuitos ferroviários e até a construção de museus. Estão previstas uma malha de mais de mil quilômetros de trilhos. 

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Com o investimento, os circuitos irão reativas trilhos não usados e integrar as rotas ferroviárias em operação, com uma conexão com o Trem Intercidades (TIC), em diversos trechos.

É esperado que o programa traga uma receita de até R$ 1,8 bilhão na próxima década.

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Confira algumas das propostas apresentadas para o programa

Trem da Mantiqueira/Expresso Mantiqueira e Museu da Revolução Constitucionalista de 1932

A linha ligará São Paulo a Minas Gerais, em um trecho  de 35 km entre Cruzeiro e Passa Quatro. Um dos tópicos do projeto é a recuperação da estação ferroviária local e um museu temático da Revolução Constitucionalista de 1932, em Cruzeiro (SP).

Este circuito ainda impactará, possivelmente, 12 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Vale lembrar que a A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) já está funcionando em um trecho de 10 km em Passa Quatro (MG), conhecido como Trem da Mantiqueira.

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Santos e Museu Ferroviário de Santos 

Além de promover a recuperação do Cais do Valongo, com a criação de um circuito ferroviário que conecta o Museu Ferroviário, o projeto pretende facilitar o transporte de turistas vindo da capital com uma conexão de Trens Intercidades (TIC).

Mata Atlântica

O estudo ainda promete realizar uma ligação entre Santos ao Vale do Ribeira, com uma rota turística ferroviária em meio à Mata Atlântica. Ela cruzaria os municípios Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe pela antiga ferrovia Santos-Cajati até o Vale do Ribeira.

O Governo de São Paulo alega que a malha e rota já existem oficialmente, mas há trechos que ainda precisa de uma recuperação da ferrovia. 

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Recuperação e Plena Operação da Estrada de Ferro Campos do Jordão

Com 47 km de vias, a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) liga Pindamonhangaba a Campos do Jordão. Hoje, apenas 7 km dentro de Campos está em operação.

Até o começo de 2025 o Governo de SP pretende investir na recuperação de mais de 9 km do trecho entre Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal. Além disso, haverá uma possível preparação da estrada de ferro para uma futura concessão.

Trem dos Romeiros

Como o próprio nome sugere, a rota permitirá conectar São Paulo até Aparecida do Norte, potencializando a Rota da Fé.

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A proposta o coloca para ser desenvolvido na linha do Trem Intercidades, que chegará a São José dos Campos, a partir da Cachoeira Paulista.

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