Ideia é expandir a rede de trens turísticos com a ampliação de circuitos ferroviários e até a construção de museus / Pixabay/Pexels
Continua depois da publicidade
Por intermédio do "Programa de Turismo Ferroviário", o Governo de São Paulo possui planos para criar a maior rede de turismo ferroviário do Brasil.
A ideia é expandir a rede de trens turísticos com a ampliação de 23 circuitos ferroviários e até a construção de museus. Estão previstas uma malha de mais de mil quilômetros de trilhos.
Continua depois da publicidade
Com o investimento, os circuitos irão reativas trilhos não usados e integrar as rotas ferroviárias em operação, com uma conexão com o Trem Intercidades (TIC), em diversos trechos.
É esperado que o programa traga uma receita de até R$ 1,8 bilhão na próxima década.
Continua depois da publicidade
Confira algumas das propostas apresentadas para o programa
A linha ligará São Paulo a Minas Gerais, em um trecho de 35 km entre Cruzeiro e Passa Quatro. Um dos tópicos do projeto é a recuperação da estação ferroviária local e um museu temático da Revolução Constitucionalista de 1932, em Cruzeiro (SP).
Este circuito ainda impactará, possivelmente, 12 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Vale lembrar que a A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) já está funcionando em um trecho de 10 km em Passa Quatro (MG), conhecido como Trem da Mantiqueira.
Continua depois da publicidade
Além de promover a recuperação do Cais do Valongo, com a criação de um circuito ferroviário que conecta o Museu Ferroviário, o projeto pretende facilitar o transporte de turistas vindo da capital com uma conexão de Trens Intercidades (TIC).
O estudo ainda promete realizar uma ligação entre Santos ao Vale do Ribeira, com uma rota turística ferroviária em meio à Mata Atlântica. Ela cruzaria os municípios Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe pela antiga ferrovia Santos-Cajati até o Vale do Ribeira.
O Governo de São Paulo alega que a malha e rota já existem oficialmente, mas há trechos que ainda precisa de uma recuperação da ferrovia.
Continua depois da publicidade
Com 47 km de vias, a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) liga Pindamonhangaba a Campos do Jordão. Hoje, apenas 7 km dentro de Campos está em operação.
Até o começo de 2025 o Governo de SP pretende investir na recuperação de mais de 9 km do trecho entre Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal. Além disso, haverá uma possível preparação da estrada de ferro para uma futura concessão.
Como o próprio nome sugere, a rota permitirá conectar São Paulo até Aparecida do Norte, potencializando a Rota da Fé.
Continua depois da publicidade
A proposta o coloca para ser desenvolvido na linha do Trem Intercidades, que chegará a São José dos Campos, a partir da Cachoeira Paulista.