Diário Mais
Produção brasileira entrou para a história como a primeira vitória do Brasil na premiação, mas muitos se perguntam se o prêmio pode ser taxado
Walter Salles e Fernanda Torres nos bastidores de 'Ainda Estou Aqui' / Sony Pictures Classics/Reprodução
Continua depois da publicidade
Ao chegar no Brasil com a primeira estatueta do Oscar, o cineasta Walter Salles poderá ser taxado ou declarar o valor da própria para a Receita Federal? A resposta é bastante simples, assim como o seu motivo: não.
Graças a Lei 11.488, de 15 de junho de 2007, e também pela Portaria MF 440/2010, do Ministério da Fazenda, a tributação é isenta para troféus, medalhas, placas, estatuetas e outros objetos comemorativos recebidos em eventos culturais, esportivos ou científicos no exterior.
Continua depois da publicidade
Com isso, o diretor de "Ainda Estou Aqui", assim como a atriz Fernanda Torres com o seu Globo de Ouro, não poderão ser cobrados pelo órgão federal.
Curiosamente, o diretor Walter Salles foi considerado um dos diretores de cinema mais ricos do mundo, perdendo apenas para Steven Spielberg e George Lucas.
Continua depois da publicidade
Indicado as categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz para Fernanda Torres e Melhor Filme Estrangeiro, "Ainda Estou Aqui" foi premiado com a última, se tornando a primeira vitória do Brasil no Oscar, desde sua criação.
Durante o período da ditadura, no começo dos anos 70, o ex-político Rubens Paiva (Selton Mello) é levado por militares e desaparece. Diante de um cenário de incertezas, sua esposa Eunice (Fernanda Torres) começa uma busca pelo seu paradeiro.
A produção brasileira segue em cartaz no Cineflix Cinemas do Miramar Shopping, Cine Roxy Gonzaga, Cine Roxy Brisamar e Cinemark Praiamar.
Continua depois da publicidade