Diário Mais

Radares 'mais espertos' vão analisar comportamento do motorista

Novos equipamentos instalados no País não só vão autuar casos de alta velocidade, mas também podem multar quem usar o celular dirigindo

Luana Fernandes

Publicado em 26/10/2024 às 16:53

Compartilhe:

Inteligência artificial transformou os radares de velocidade / Reprodução/AXA

Graças ao avanço da tecnologia, os radares não são mais simples medidores de velocidade. Hoje, estes equipamentos se tornaram verdadeiros 'fiscais eletrônicos' e vão além do monitoramento para quem gosta de correr ao volante.

Os radares tipo 'doppler', já presentes em muitas cidades brasileiras, são capazes de detectar uma série de infrações. Com a ajuda de sensores da inteligência artificial (IA), os novos equipamentos identificam o comportamento do motorista: como está dirigindo, o que faz ao volante e até quantas pessoas estão no carro. É desta forma que os novos radares irão autuar quem dirige falando ao celular ou quem gosta de avançar sinal vermelho.

A tecnologia deu 'poderes' aos novos radares que - com o chamado 'laço virtual' - consegue monitorar uma área de até 100 metros ao redor do veículos. Assim, além de inibir o 'migué' da paradinha em cima do semáforo, os novos radares vão registrar infrações como avanço de semáforo vermelho, parada em cima da faixa de pedestres, conversões proibidas e fluxo em contramão.

Estes radares 'mais espertos' - graças a inteligência artificial - podem se adaptar ao fluxo de trânsito em tempo real. Por exemplo, em horários de pico, quando o tráfego está mais intenso, podem ajustar os limites de velocidade, oferecendo uma fiscalização mais justa e eficiente.

E tem mais mudanças: além de monitorar o comportamento do motorista, a instalação desses novos radares é diferente. Muitos deles não precisam mais de sensores no asfalto — aqueles que, no passado, exigiam obras nas vias, gerando transtornos e custos. Agora, com os chamados 'radares não intrusivos', as infrações são capturadas por câmeras de alta definição, sem precisar mexer no pavimento.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira os números sorteados na Quina no concurso 6567, nesta sexta (25)

O prêmio é de R$ 15.000.000,00

GRANÉIS

Autoridade Portuária anuncia leilão de terminal na Margem Direita até dezembro na B3

Edital de chamamento para audiências públicas deve ser publicado nesta última semana de outubro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter