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Radar 'espião' já opera nas rodovias brasileiras; saiba como funciona

Nova tecnologia está pegando diversas infrações, de forma

Gabriel Fernandes

Publicado em 10/02/2025 às 19:33

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Novos radares 'espionam' as ações dos condutores / Reprodução/Google Street View

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Os condutores brasileiros contarão com mais uma tecnologia nas ruas, que são a implementação de radares inteligentes baseados na tecnologia de efeito Doppler, conhecidos popularmente como 'radar espião'.

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Os dispositivos são capazes de registrar múltiplas infrações, pelas quais prometem reforçar a segurança viária em diversas regiões do país. 

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Ao invés de dependerem de sensores no solo, como acontece com os radares convencionais, a nova tecnologia usa ondas eletromagnéticas para medir a velocidade dos veículos a grandes distâncias. 

Ao tentar driblar o sistema ao reduzir a velocidade apenas na presença do radar, os condutores podem ser facilmente identificados e punidos.

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Ao mesmo tempo, os radares free flow também causam dores de cabeça para os motoristas por conta de problemas na sua aplicação.

Como funciona

Os novos radares operam por intermédio de ondas que refletem nos veículos em movimento. Com base nesses sinais refletidos, é possível calcular a velocidade de um carro em até 100 metros antes e 50 metros depois do ponto onde o radar está posicionado. 

Além disso, os radares inteligentes também são capazes de identificar uma série de infrações de trânsito como a não utilização do cinto de segurança, uso de celular no volante, trânsito em faixas exclusivas, excesso de passageiros e a circulação na contramão.

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Onde ele pode ser encontrado?

Os radares de efeito Doppler já operam em 24 estados brasileiros, principalmente nas rodovias de São Paulo como a Washington Luís (SP-310) e a Irineu Penteado (SP-191).

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