Na quaresma, a Igreja veste os ministros com a cor roxa, que simboliza tristeza e dor / Divulgação
Continua depois da publicidade
A folia de Carnaval acaba e os cristãos já começam a se preparar para a Semana Santa. A Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro rito para dar início ao período de quaresma. Para os religiosos, este é um tempo de reflexão e recolhimento, onde os 40 dias são reservados para muita oração, caridade, jejum e abstinência de carne.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
O período de quarenta dias que antecedem a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, acontece sempre aos domingos desde o século IV. Este período é celebrado pelas Igrejas Católica, Anglicana, Ortodoxa e Luterana. A quaresma tem início na Quarta-Feira de Cinzas e termina no domingo de Ramos, sempre uma semana antes da Páscoa.
Preparação, celebração e prolongamento são os três momentos que formam o ciclo pascal. O período da quaresma corresponde então à preparação para a Páscoa.
Continua depois da publicidade
Nesta época, a Igreja veste os ministros com a cor roxa, que simboliza tristeza e dor. Na Quarta-Feira de Cinzas, quando inicia-se a quaresma são realizadas missas e os fiéis na religião católica são marcados na testa com a cor cinza, para relembrar o fim da própria mortalidade. Essa prática é uma tradição bíblica que representa figuras importantes que jogavam cinzas em sua cabeça como forma de arrependimento por seus pecados.
O que o número 40 representa na Bíblia
No Antigo Testamento, 40 aparece em vários momentos. Além disso, representa períodos de duração significativos para a comunidade judaica e cristã. Na história de Noé, por exemplo, a terra firme só apareceu para o patriarca após 40 dias após o dilúvio. Já na história de Moisés, o povo judeu percorre o deserto do Egito durante quarenta anos até a chegada na Terra prometida.
Continua depois da publicidade
No Novo Testamento, 40 dias após o nascimento de Jesus, Maria e José levam-o ao Templo de Jerusalém.
Continua depois da publicidade