Ilha Porchat, em São Vicente / Prefeitura de São Vicente / Divulgação
Continua depois da publicidade
Icônica por seu clube, longa história e pelo Memorial dos 500 Anos, a Ilha Porchat se tornou, rapidamente, em uma referência geográfica tão importante para São Vicente quanto os canais são para Santos. Mas você já parou para pensar sobre a origem do nome?
Para chegar ao 'batizado' mais recente da ilha, entretanto, é necessário pegar um 'leve' desvio de alguns poucos séculos. Apesar de nem todo mundo saber, a Ilha Porchat foi durante muito tempo como uma espécie de ponto de referência para a entrada da vila fundada por Martim Afonso e já foi chamada, por volta do século XVIII, de Ilha das Cobras. Anos mais tarde, entretanto, ela foi vendida a um português que começou a criar caprinos no local. Devido a isso, a ilha deixou de ser 'das cobras' para passar a se chamar de 'Ilha das Cabras'.
Continua depois da publicidade
Mas foi apenas no século XIX que ela passou a receber seu nome atual. A Ilha Porchat ganhou seu nome após a terra ter sido negociada, e eventualmente vendida, para a família Porchat, extremamente conceituada e, à época, chefiada por Henri Porchat, que era de Genebra, trisavô do ex-deputado estadual, escritor, roteirista e empresário Fábio Ferrari Porchat de Assis, e tataravô do humorista, roteirista e ator Fábio Porchat.
Apesar dessa relação com a família de um hoje ícone da televisão brasileira, a ilha, eventualmente, foi vendida mais uma vez, porém manteve seu nome. O local acabou se tornando um ponto clássico da cultura caiçara, tendo abrigado, também, duas discotecas e recebendo o 'Mares do Sul', uma das mais populares festas carnavalescas do Brasil.
Continua depois da publicidade