Foto meramente ilustrativa / Foto de Tom Fisk/Pexels
Continua depois da publicidade
Se você olhar o mapa de Guarujá, cidade do litoral de São Paulo, vai logo perceber que, geograficamente, ele se parece com um dragão. Inclusive a gigante Google fez um meme falando sobre isso no ano de 2023, conforme você pode ver abaixo:
No lado esquerdo da publicação, a frase: "Como o Google Maps vê o Guarujá". No lado direito, o texto: "Como você vê o Guarujá".
Continua depois da publicidade
Mas, afinal de contas, qual o mistério por trás do rabo do dragão de Guarujá?
Todo o formato do território de Guarujá se parece com um dragão, formado por várias baías da cidade.
Continua depois da publicidade
Na cabeça deste dragão podemos citar o bairro de Santa Cruz dos Navegantes e a travessia de balsas para Santos. Nas suas costas, Vicente de Carvalho. Pitangueiras e Enseada estão em sua barriga e, no rabo, as praias do Perequê, as consideradas secretas Praia Branca, Preta, Iporanga e de São Pedro, além da Serra do Guararu.
O grande mistério desta área de Guarujá está justamente em ela ser uma Área de Proteção Ambiental (APA) desde o ano de 2012, que guarda consigo e protege uma boa porcentagem da Mata Atlântica, e não apenas as praias secretas citadas acima.
No rabo do dragão ainda vivem espécies de tamanduás-mirins, bichos-preguiça, pacas, tatus e gambás. Moradores afirmam que onças-pardas, jaguatiricas e veados já foram avistados passeando por lá em diferentes épocas do ano.
Continua depois da publicidade
Resumindo, o rabo do dragão de Guarujá é um grande espaço de preservação ambiental com Mata Atlântica ativa, praias secretas e um visual de encher os olhos.
Continua depois da publicidade