Diário Mais

Projeto trem-bala que ligará Rio a SP foi assinado; veja quando começa a funcionar

Para a concretização do projeto, será necessário um investimento de cerca de R$ 75 bilhões

Fábio Rocha

Publicado em 15/02/2025 às 10:12

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O trem-bala terá a capacidade de atingir até 350 km/h / Donald Tong/Pexels

Continua depois da publicidade

Após muitos anos de especulações, o tão aguardado projeto do trem-bala que ligará os estados do Rio de Janeiro e São Paulo ganhou novos capítulos e finalmente começa a se tornar realidade. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O projeto, que visa reduzir o tempo de viagem entre as duas maiores cidades do país, está agora nas mãos da empresa TAV, responsável pela sua execução. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Passeio de trem no Brasil fica entre os melhores do mundo; saiba onde

• Projeto do trem-bala que ligará o Rio a SP em 2h muda, mas obras começam em 2027

• Documentos do Governo de SP revelam três possíveis trajetos do trem SP-Santos; veja

Um marco importante foi alcançado com a assinatura do contrato entre a empresa e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sinalizando que o projeto avançou de forma significativa.

Para a concretização do projeto, será necessário um investimento de cerca de R$ 75 bilhões. Esse valor é necessário para financiar a construção da infraestrutura, aquisição dos trens e toda a logística envolvida na implantação do sistema de transporte. 

Continua depois da publicidade

Inclusive, a empresa garante que as obras devem começar em 2027.

O trem-bala terá a capacidade de atingir até 350 km/h, o que permitirá que a viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro seja feita em impressionantes 1h45, cobrindo uma distância de 417 km.

O projeto prevê a construção de sete estações, como Guarulhos, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Aparecida, Resende e Volta Redonda/Barra Mansa. 

Continua depois da publicidade

O ponto inicial e final do trajeto será entre a Estação Água Branca, em São Paulo, e a Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro. 

A previsão é de que o trem-bala comece a operar até junho de 2032, um marco significativo para o transporte público no Brasil. Esse sistema de transporte de alta velocidade trará uma série de benefícios econômicos e sociais.

O projeto prevê que, ao longo do ano, mais de 25 milhões de pessoas sejam transportadas pelo trem-bala, oferecendo uma alternativa mais rápida, segura e confortável para quem deseja viajar entre São Paulo e Rio de Janeiro. 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software