Cidade é conhecida por suas praias e pontos religiosos / Marcio Ribeiro
Continua depois da publicidade
Localizada no litoral sul de São Paulo, a cidade de Iguape é conhecida como a "Princesa do Litoral" e encanta constantemente por seu centrinho charmoso e sua natureza intocada, além de diversos pontos religiosos, como a Igreja Matriz e o Mirante do Cristo.
As atrações são diversas, com destaque para as três praias preservadas, inseridas na Estação Ecológica Juréia-Itatins, um local de proteção integral e restrito ao público, destinado principalmente a pesquisas científicas.
Continua depois da publicidade
Um dos locais mais visitados por turistas é o Mirante do Cristo Redentor, situado em um morro coberto por vegetação rasteira, a 80 metros de altura.
Do alto, é possível avistar a parte urbana de Iguape, Ilha Comprida, o Estuário Lagunar do Mar Pequeno, Valo Grande e, ao longe, a Ilha de Cananéia e a Ilha do Cardoso.
Continua depois da publicidade
Durante a Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape, romeiros e turistas costumam acender velas aos pés da estátua. O acesso pode ser feito de carro, moto, bicicleta ou a pé, por meio de uma escadaria lateral no morro.
Considerado um recanto turístico pertencente ao Parque Florestal Municipal do Morro do Espia, o local oferece uma área de lazer cercada por vegetação e tranquilidade.
O espaço abriga uma gruta onde, segundo a tradição, foi lavada a imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape, atraindo milhares de visitantes anualmente. Além disso, a Fonte é um dos pontos de partida para a Trilha Ecológica do Morro do Espia.
Continua depois da publicidade
Localizada a 18 quilômetros do centro da cidade, com acesso por estrada ou ferryboat, a Praia da Juréia/Barra do Ribeira oferece diversos atrativos, como os rios Suamirim e Ribeira de Iguape, tornando-se um local ideal para pesca, surfe e passeios de caiaque.
Já o Costão da Juréia/Trilha do Imperador serviu como um caminho estratégico para o Império, facilitando a comunicação com outras regiões do país, além do transporte de mercadorias entre Iguape e outras cidades litorâneas.
Com 1.978,795 quilômetros quadrados de extensão, Iguape é o maior município do estado de São Paulo em área territorial, seguido por Itapeva e Itapetininga.
Continua depois da publicidade
Entretanto, no ranking nacional, o município perde para Altamira, no Pará, que é a maior cidade brasileira em extensão territorial, seguida por Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, ambos no Amazonas.