A previsão é que as obras tenham inÃcio em 2026 / Divulgação/Promobis
Continua depois da publicidade
O estado de Santa Catarina pode se tornar o primeiro do país a construir um túnel subaquático, que vai ligar as cidades de Itajaí e Navegantes, no litoral norte.
Se seguir a agenda prevista, a obra tem chances de ser concluída antes do famoso túnel Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo.
Continua depois da publicidade
A obra tem investimento estimado em R$ 2 bilhões e promete transformar a realidade de quem circula pela região, reduzindo o tempo de travessia e aliviando o trânsito intenso da BR-101.
Com aproximadamente 548 metros de extensão a uma profundidade de 29 metros, o túnel será construído sob o Rio Itajaí-Açu e contará com tecnologia de ponta para garantir a segurança e a eficiência no trajeto.
Continua depois da publicidade
A previsão é que as obras tenham início em 2026, com conclusão e liberação do trecho para veículos em 2029.
O túnel subaquático faz parte do Projeto de Mobilidade Integrada da Foz do Rio Itajaí (Promobis), que envolve 11 municípios.
A expectativa é que o empreendimento não apenas facilite a vida de milhares de moradores e turistas, mas também impulsione o desenvolvimento econômico e turístico da região.
Continua depois da publicidade
A estrutura será do tipo "túnel imerso", uma técnica ainda inédita no Brasil. Além do projeto catarinense, há uma proposta semelhante planejada para o litoral de São Paulo: um túnel que deve ligar Santos a Guarujá.
No entanto, a obra em São Paulo passou apenas por sondagens no canal do Porto, enquanto o projeto de Santa Catarina já tem previsão para começar em 2026.
Inicialmente, o valor previsto para a construção do túnel supera R$ 1 bilhão. Contudo, esse número pode dobrar quando consideradas as obras de mobilidade urbana previstas para o entorno, que fazem parte do plano de desenvolvimento para a região.
Continua depois da publicidade
O túnel subaquático de Itajaí e Navegantes é visto como uma solução estratégica para reduzir a dependência das balsas e aliviar o tráfego rodoviário, marcando um novo capítulo na infraestrutura brasileira.