Hospital foi inaugurado durante o período histórico da colonização do país / Santa Casa de Santos/Divulgação
Continua depois da publicidade
Fundado em 01 de novembro de 1543 por Braz Cubas, a Santa Casa de Misericórdia de Santos é o primeiro hospital brasileiro na história. Inaugurado durante o período histórico da colonização do país, o português construiu o local com recursos próprios e com auxílio de moradores da região.
O primeiro prédio da Santa Casa foi erguido no morro do Outeiro de Santa Catarina, na então Vila de São Vicente, região do Povoado do Porto (hoje Rua Visconde do Rio Branco), posteriormente destruído para aterrar o Porto de Santos.
Continua depois da publicidade
Rotulado originalmente como "Hospital de Todos os Santos", ele teve como inspiração o hospital de Lisboa e sua data de fundação. Inclusive, o nome serviu como influência para o atual nome da cidade, que foi fundada em 26 de janeiro de 1546.
Na época não haviam médicos para atuar no local e os encarregados de cuidar dos enfermeiros eram os sacerdotes, irmãs e jesuítas.
Continua depois da publicidade
Ao longo de dos séculos, a instituição já teve outros dois endereços. O segundo prédio e da sua igreja foi terminada em 1665, cujo local ficou conhecido como Campo da Misericórdia, posteriormente denominado Largo da Coroação e por último, Praça Visconde de Mauá (junto ao prédio da prefeitura).
Já o terceiro prédio da Santa Casa começou sua construção em 1835, junto à Igreja de São Francisco de Paula. Ele foi inaugurado em 1836. Porém, por conta de um deslizamento de terras na face leste do Monte Serrat, em 10 de março de 1928, soterrou a parte posterior do hospital e algumas edificações próximas.
Por conta do acidente, as obras do prédio atual duraram vários anos e ele foi inaugurado apenas em 02 de julho 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas.
Continua depois da publicidade
Atualmente a instituição tem Ariovaldo Feliciano, que é o 80º provedor da história da Santa Casa de Santos.