Diário Mais

Primeiras cavernas submarinas do país são registradas; veja onde são

Os registros de cavernas como essas são essenciais para monitorar a saúde dos recifes de coral e compreender a ecologia da biodiversidade local

Luna Almeida

Publicado em 27/12/2024 às 14:38

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

As cavidades naturais subterrâneas estão localizadas nos recifes de coral da Área de Proteção Ambiental / Gov.br/Thiago Buchianeri

Continua depois da publicidade

Desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (Canie) recebeu os primeiros registros de cavernas submarinas do país.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As cavidades naturais subterrâneas estão localizadas nos recifes de coral da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, em Tamandaré, no estado de Pernambuco.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade localizada em SP oferece passeio emocionante por maior caverna do Estado

• Conheça a praia de Guarujá que tem piscina natural e caverna subaquática

Um sistema de cavernas interconectadas, capazes de proteger habitats de diversas espécies marinhas, inclusive ameaçadas de extinção, abrange o local.

Os registros de cavernas como essas são essenciais para monitorar a saúde dos recifes de coral e compreender a ecologia da biodiversidade local. 

Continua depois da publicidade

Além disso, esses dados ajudam na criação de estratégias eficazes de conservação e manejo, protegendo os ecossistemas marinhos onde estão as cavernas.

As seis cavernas submarinas encontradas na região receberam o nome de Pirambu, Chapeirão do Pirambu, Pirambu do Norte, Mero, Crista das Mileporas e Caverna do Dentão.

Para descrever e caracterizar as cavidades, foram realizadas expedições de mergulho, além da coleta de dados geoespaciais, como coordenadas, profundidade e medidas físicas das cavidades, utilizando GPS, sondas e outros equipamentos subaquáticos.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software