Igreja Matriz de São Vicente foi fundada em meados de 1500 / Antonio Ferreira/PMSV
Continua depois da publicidade
Durante o período da fundação de São Vicente, Martim Afonso de Souza ordenou a construção da primeira Igreja Matriz em solo brasileiro, em 1532, sob o nome de Nossa Senhora da Assunção. Porém, em 1542 uma ressaca destruiu o prédio e boa parte do que havia sido construído na primeira vila.
Após o povo cobrar Pedro Colaço, procurador da Casa do Conselho, para que fossem retirados do mar o pelourinho e os sinos da antiga edificação, foi dado início às obras da nova Igreja Matriz em 1559, na Praça João Pessoa (seu atual endereço).
Continua depois da publicidade
Pouco tempo depois da inauguração, o local veio a sofrer ataques de corsários em duas ocasiões distintas. A primeira foi em 1583 pelo inglês Thomas Cavendish e a segunda em 1615, pelo holandês Joris Van Spielbergen. Por conta disso, a igreja ficou totalmente destruída.
Em 1756, o Bispo Dom Antônio de Madre de Deus ordenou que as ruínas fossem demolidas. As obras da terceira (e atual) Igreja Matriz foram concluídas em 1759.
Continua depois da publicidade
Em 06 de setembro de 2000, a Igreja Matriz de São Vicente sofreu um incêndio que destruiu sua edificação. Porém, por uma questão de autenticidade histórica, optaram por deixar o espaço mais simples ao invés de modernizá-lo.
Alguns itens históricos ainda estão presentes por lá, como a imagem de barro cozido de Santos Antônio (que veio de uma antiga paróquia com o mesmo nome do santo) e a imagem de Nossa Senhora do Rosário, originada no século XVIII.
A Igreja Matriz de São Vicente também possui em seu interior quatro lápides identificadas e que remetem ao Século XIX.
Continua depois da publicidade
Descobertas durante as obras de revitalização do local, em 2002, elas seguem em exposição e pertencem a Paulo Freire de Andrade, citado como “chefe da esquadra”; D.FlorisbellaMa. Fogaça de Araujo, sem descrição; Pe. Manuel D’ascenção Costa, ex-pároco da Matriz; e B. J. Vianna Fº, uma criança com menos de um ano de vida.
Continua depois da publicidade