Diário Mais
A cidade, que comemora seu aniversário na próxima quarta-feira (22), reúne diversas curiosidades entre seus anos de existência
Na próxima quarta-feira (22), a cidade completa seus 493 anos de vida com muita celebração e felicidade / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
A cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, foi fundada no dia 22 de janeiro de 1532 por Martim Afonso de Sousa e, desde então, é considerada a primeira cidade do Brasil.
Considerada uma cidade rica em história e cultura, São Vicente também não deixa a desejar em belezas naturais, com diversas praias atraindo visitantes de todo o estado.
Continua depois da publicidade
Na próxima quarta-feira (22), a cidade completa seus 493 anos de vida com muita celebração e felicidade.
Com tanta riqueza e tantos anos de vida, é de se esperar que as curiosidades sobre São Vicente sejam diversas.
Continua depois da publicidade
Então, para comemorar seu aniversário, a reportagem do Diário do Litoral listou uma série de curiosidades sobre esta cidade tão deslumbrante.
Considerada o Marco Zero da história do Brasil, foi na cidade de São Vicente que a expedição liderada por Martim Afonso de Sousa chegou em 22 de janeiro de 1532, dando início ao processo de colonização do país.
A Praia dos Milionários, uma das praias mais populares de São Vicente, recebeu esse nome porque foi frequentada por muitos ricos e famosos nas décadas de 1940 e 1950, inclusive grandes personalidades como Santos Dumont e a atriz francesa Brigitte Bardot.
Continua depois da publicidade
Conhecido por ser um dos melhores locais para praticar voo livre no Brasil, o Morro da Asa Delta é um ponto turístico famoso em São Vicente e pode ser acessado tanto por trilha quanto pelo famoso teleférico que tem vista para toda a orla do Itararé e cruza uma das principais avenidas da cidade.
A Ponte Pênsil de São Vicente é uma das atrações turísticas mais antigas da cidade. Construída em 1914, a ponte liga a área central de São Vicente ao bairro Japuí, que faz divisa com a cidade de Praia Grande.
Ela é considerada um grande marco histórico da região, pois é suspensa apenas por cabos de sustentação, fazendo com que não haja estruturas de concreto embaixo dela.
Continua depois da publicidade
Considerado um dos pontos turísticos mais deslumbrantes da cidade, a Ilha Porchat fica entre as praias do Itararé e dos Milionários.
Com opções de lazer como baladas, clubes com piscina, hotéis e restaurantes clássicos, a Ilha fica ainda mais completa com o Memorial dos 500 Anos.
Localizado no topo da Ilha Porchat, o monumento em forma de arco é dedicado aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
Continua depois da publicidade
Projetado pelo famoso arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer, responsável pela construção de Brasília, o mirante, inaugurado em 2002, tem vista para as praias de São Vicente e Santos.
Curiosidade bônus:
A posição do mirante aponta direto para uma linha imaginária em direção ao Congresso Nacional em Brasília.
Continua depois da publicidade
Construída por Martim Afonso de Sousa em 1532 e próxima à praia onde aconteceu a fundação oficial da Vila de São Vicente, a igreja foi destruída por um maremoto que devastou a cidade, em 1542.
A segunda sede foi erguida pelo povo em local mais distante do mar, mas também foi destruída, dessa vez por piratas que saquearam comércios e casas da região.
Em 1757, a atual Igreja Matriz foi projetada sobre as ruínas da anterior, local onde permanece até hoje. Seu nome é uma homenagem ao São Vicente Mártir, santo espanhol que deu nome a cidade, tornando-se seu padroeiro.
A construção é tombada nas três esferas de patrimônio: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1955, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) em 1982 e CONDEPHASV em 2011.
Continua depois da publicidade
Localizado no centro da cidade, o Parque Cultural Vila de São Vicente é um espaço cultural que reproduz a arquitetura e o modo de vida dos primeiros colonos da cidade.
O projeto arquitetônico foi inspirado nas construções do século XVI. As telhas vieram das antigas fazendas demolidas da cidade de Araxá- MG, moldadas nas coxas dos escravos.
O piso é feito de concreto estampado com desenho inspirado nas cidades históricas do Estado vizinho.
Continua depois da publicidade
Inaugurado há 24 anos, o parque conta com diversos espaços interativos e atividades culturais que resgatam a história e a cultura da região e é considerado um dos principais pontos turísticos da cidade.
Considerada o "Maior Espetáculo em Areia de Praia do Mundo" pelo Guinness Book, a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente foi criada em 1982 com o intuito de fazer as pessoas se apaixonarem pela história da cidade.
No início, o espetáculo era realizado em um pequeno cercado na praia do Gonzaguinha, por voluntários da comunidade que se reuniam de dia para comemorar o aniversário da cidade, em 22 de janeiro.
Foi em 1998, quando foi criada uma arena de dimensões maiores onde os atores da cidade e celebridades da televisão contavam a história da chegada de Martim Afonso, que a Encenação ganhou repercussão nacional.
Ao todo, o espetáculo envolve cerca de mil atores da comunidade. Outros moradores também participam como voluntários em oficinas de coreografia, canto e confecção de figurinos e cenários.
Já participaram celebridades como Rafael Zulu, Oscar Magrini, Alexandre Borges, Camila Morgado e muitos outros atores ilustres da televisão brasileira.
A 42ª edição da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente começa no próximo domingo (19) e seguirá até o dia 22 de janeiro, na orla da praia do Gonzaguinha.
Prometendo um espetáculo inteiramente remodelado com uma área imersiva para o público, o show que comemora os 493 anos da cidade de São Vicente será inesquecível.