Casa do Cafezinho está até hoje instalada no Gonzaga / Divulgação
Continua depois da publicidade
Que Santos tem sua história entrelaçada à história do café no Brasil, os livros já contam. O Porto abriu portas para que a cidade se desenvolvesse através da importação e exportação do grão. Foi assim que empresas santistas se consolidaram e inventaram novos negócios. Este é o caso da fábrica O Café Floresta e a criação das cafeterias.
Você sabia que a primeira cafeteria do País - dessas que a gente tanto aprecia nos dias de hoje - foi criada em Santos. Sim! Em 1972, foi aberta a primeira cafeteria Floresta no bairro do Gonzaga, conhecida como "Casa do Cafézinho".
Continua depois da publicidade
O comércio está em funcionamento no mesmo endereço até hoje. Depois desta, o Café Floresta chegou a abrir uma cafeteria no edifício Copan, em São Paulo, sendo seguida por mais duas em Santos. Ao todo chegaram a ser 21 cafeterias espalhadas por várias cidades do Estado.
No coração do Gonzaga, a cafeteria mantém o clima simples e acolhedor dos anos 70, focando não só na qualidade do café oferecido quando na qualidade do atendimento aos clientes.
Continua depois da publicidade
Mas a história do Café Floresta não começou por aí. A marca é resultado da fusão de sete companhias cafeeiras brasileiras e foi fundada em 1940. A fábrica - que está aberta até hoje - foi inaugurada em 1987, no bairro do Valongo.
Em 1970, a empresa inaugurou a Casa do Café, na área primária do Porto de Santos. Já trabalhando com pioneirismo, o estabelecimento foi o primeiro do tipo no Brasil e atendia, principalmente, passageiros dos navios que aportavam na cidade.
O local possuía serviço de correio, secretária de Turismo com atendentes poliglotas, loja de souvenirs, espaço cultural com exposições artísticas periódicas, além de um delicioso cardápio especial formulado com café de qualidade.
Continua depois da publicidade
Foi daqui de Santos também que saíram os primeiros sachês para café espresso, em 1986. Antes disso, em 1985, o Café Floresta também lançou um serviço inédito na cidade: entrega de café já pronto em garrafas térmicas esterilizadas acompanhadas de copinhos descartáveis. O serviço era diário, funcionava a partir das 7 horas da manhã e atendia estabelecimentos e escritórios. Alguém lembra?
Continua depois da publicidade