Diário Mais

Presidente que dá nome a ruas e avenidas morreu no litoral de SP; conheça

Manuel Ferraz de Campos Sales governou o país de 1898 a 1902, assumindo o cargo por eleição direta

Ana Clara Durazzo

Publicado em 17/10/2024 às 18:12

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

No dia 28 de junho de 1913, o presidente estava no hotel La Plage, em Guarujá, quando sentiu-se mal e faleceu na madrugada / Reprodução/Wikipédia

Continua depois da publicidade

Uma curiosidade que muitas pessoas não sabem é que a Rua Campos Sales, no Guarujá, é uma homenagem a um ex-presidente do Brasil que morreu na cidade em 1913. Manuel Ferraz de Campos Sales governou o país de 1898 a 1902, assumindo o cargo por eleição direta.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em Santos, o ex-presidente também foi homenageado com uma avenida no bairro Vila Matias. Em Praia Grande, uma rua foi batizada em sua homenagem no bairro Canto do Forte e em São Vicente, no Centro da cidade.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Quem foi Ana Dias, a comerciante aventureira que dá nome a distrito do Vale do Ribeira

• Saiba a origem e o significado do nome de Mongaguá

• Quem foi Manuel da Nóbrega? Padre nomeia estrada que liga Litoral de SP

Natural de Campinas, Manuel começou na carreira política como deputado em 1867, vereador em 1872, senador em 1891, porém renunciou ao cargo para se tornar governador de São Paulo. Por fim, foi eleito presidente da república em 1898.

História e morte

No dia 28 de junho de 1913, o presidente estava no hotel La Plage, em Guarujá, quando sentiu-se mal e faleceu na madrugada. Segundo a Câmara Municipal do Estado de São Paulo, Manuel morreu devido a uma embolia cerebral.

Continua depois da publicidade

O comércio na cidade fechou em sinal de luto e muitas pessoas famosas homenagearam o ex-presidente. O corpo de Manuel foi transportado em um trem especial de volta para a capital.

O cortejo teve mais de 10 mil pessoas nas ruas, com flores sendo jogadas no caixão e um discurso emocionado foi feito em sua homenagem.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software