Imagem meramente ilustrativa / Ron Lach/Pexels
Continua depois da publicidade
Com uma beleza selvagem e espremida pelo Parque das Dunas, em Natal (RN), a praia do Segredo possui um detalhe peculiar que vem chamando atenção: o local se tornou um 'depósito' de lixo asiático.
Considerada uma praia selvagem, pela ausência de frequentadores e por haver um grande matagal, basta uma simples caminhada para se deparar com dezenas de embalagens de produtos fabricados na China, Indonésia, Cingapura, Emirados Árabes Unidos, Malásia e Coreia do Sul.
Continua depois da publicidade
Segundo a reportagem da BBC News Brasil, os itens mais comuns que podem ser encontrados são garrafas de bebidas não alcoólicas, produtos de limpeza e recipientes de óleo de motor.
Algumas embalagens não apenas estavam quase intactas, como a maioria dos itens foram produzidas nos últimos anos.
Continua depois da publicidade
Mesmo com um visual de uma praia deserta, durante o entardecer, as embalagens de cores vivas se destacam em meio à praia.
Só que não havia apenas produtos asiáticos nas areias, pois também foram encontrados itens fabricados no Brasil, nos Estados Unidos e em países africanos.
Embora a situação seja bastante inusitada, de acordo com o professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em poluição marinha, Alexandre Turra, é possível que este lixo tenha sido descartado por navios.
Continua depois da publicidade
Segundo Turra, as embarcações transportam pessoas que costumam descartar os produtos no mar, e normalmente eles são comprados no porto de origem, que pode ser em Singapura, China e etc.
Este lixo também costuma ser descartado perto dos portos onde os navios vão atracar, chegando às praias por meio de correntes marítimas.