Diário Mais

Praia paradisíaca de Peruíbe tem bica natural, rapel e trilha na mata

A Praia do Costão fica perto do Centro de Peruíbe e tem areia fina e mar calmo

Márcio Ribeiro

Publicado em 27/08/2024 às 14:44

Atualizado em 13/11/2024 às 14:49

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Há uma bica natural que desce da encosta, perfeita para tirar o sal do corpo / Márcio Ribeiro

Continua depois da publicidade

Se você gosta de uma praia bonita e preservada, mas não dispensa a comodidade que uma orla urbanizada oferece, o seu cantinho no litoral de São Paulo pode ser a Praia do Costão, que fica bem pertinho do Centro de Peruíbe.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Cananéia-Iguape-Peruíbe, possui  567 metros de extensão por 80 de largura. A areia é firme, fina, de mar calmo e com ondas pequenas, ideal para crianças.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• São Sebastião: Conheça a praia 'escondida' com o pôr do sol mais bonito

• Praia no Interior? Novo parque gratuito de SP fica em Jundiaí

Lá, o banhista tem a companhia marcante da Serra dos Itatins que é totalmente enfeitada pela Mata Atlântica preservada. Além da beleza, a montanha oferece sombra e água fresca: Há uma bica natural que desce da encosta, perfeita para tirar o sal do corpo para aqueles que não recusam um bom banho de mar.

Para os fãs de esportes, o local é procurado por quem gosta de fazer rapel, trilhas e esportes aquáticos.

Continua depois da publicidade

Rapel

No rapel, o destaque são os temáticos, criados e operados pela Selvatur:

“A procura é sempre muito boa e faço em praticamente todos os finais de semana. No temático, tem o rapel do nascer do sol, o rapel da lua cheia, o rapel do dia dos namorados e outros”, disse Rodrigo Wolpert, dono da agência.

Trilha

Antigo caminho do imperador e servindo moradores, turistas e pescadores, a Trilha do Costão é uma imersão na Mata Atlântica preservada.

Continua depois da publicidade

Lá, é possível encontrar Guaperuvus, Brejaúvas, Helicônias, Cuvatã, Samambaia-Açu, Caraguatás e diversas outras espécies vegetais. Na fauna, os mais comuns são os Macacos-Pregos, Cobras, Esquilos, Tucanos, Quatis, Tatús, Sabiás e Jacús, dependendo da época do ano. Por conta disso, tem potencial para ser utilizada em Educação Ambiental.

No interior dela, há uma bifurcação que serve para acessar o costão rochoso e um mirante com um visual muito bonito, de onde é possível visualizar a encosta dos Itatins, a praia do costão e a orla de Peruíbe, impressionando positivamente o visitante.

Quem for até o final, vai chegar bem próximo do Portal da Serpente, local místico de Peruíbe e envolto em mistérios e enigmas, ufológicos, inclusive.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que para entrar nas matas, é recomendável sempre a presença de um Monitor Ambiental que cuidará da sua segurança.

Na volta, a pedida é parar na ponte do Rio Preto e esperar o sol se esconder atrás das montanhas. O cenário com o manguezal e o rio é a pedida para ótimos cliques fotográficos e também para guardar no cantinho mais bonito da memória ou do coração.

Como chegar

Para quem está no Centro de Peruíbe, basta se dirigir ao Rio Preto e atravessá-lo pela ponte que fica próxima ao Portinho.  É o mesmo caminho de quem vai para o bairro do Guaraú, porém, ao invés de subir a montanha, siga reto na Avenida Rachel Khoury Duboc de Almeida até o trecho entre o rio e a montanha, que forma a praia do Costão.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software