Diário Mais

Praia paradisíaca do litoral de SP tem bica natural, rapel e trilha na mata; conheça

A Praia do Costão fica perto do Centro de Peruíbe e tem areia fina e mar calmo

Márcio Ribeiro

Publicado em 27/08/2024 às 14:44

Atualizado em 27/08/2024 às 15:46

Compartilhe:

Há uma bica natural que desce da encosta, perfeita para tirar o sal do corpo / Márcio Ribeiro

Se você gosta de uma praia bonita e preservada, mas não dispensa a comodidade que uma orla urbanizada oferece, o seu cantinho no litoral de São Paulo pode ser a Praia do Costão, que fica bem pertinho do Centro de Peruíbe.

Inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Cananéia-Iguape-Peruíbe, possui  567 metros de extensão por 80 de largura. A areia é firme, fina, de mar calmo e com ondas pequenas, ideal para crianças.

Lá, o banhista tem a companhia marcante da Serra dos Itatins que é totalmente enfeitada pela Mata Atlântica preservada. Além da beleza, a montanha oferece sombra e água fresca: Há uma bica natural que desce da encosta, perfeita para tirar o sal do corpo para aqueles que não recusam um bom banho de mar.

Para os fãs de esportes, o local é procurado por quem gosta de fazer rapel, trilhas e esportes aquáticos.

Rapel

No rapel, o destaque são os temáticos, criados e operados pela Selvatur:

“A procura é sempre muito boa e faço em praticamente todos os finais de semana. No temático, tem o rapel do nascer do sol, o rapel da lua cheia, o rapel do dia dos namorados e outros”, disse Rodrigo Wolpert, dono da agência.

Trilha

Antigo caminho do imperador e servindo moradores, turistas e pescadores, a Trilha do Costão é uma imersão na Mata Atlântica preservada.

Lá, é possível encontrar Guaperuvus, Brejaúvas, Helicônias, Cuvatã, Samambaia-Açu, Caraguatás e diversas outras espécies vegetais. Na fauna, os mais comuns são os Macacos-Pregos, Cobras, Esquilos, Tucanos, Quatis, Tatús, Sabiás e Jacús, dependendo da época do ano. Por conta disso, tem potencial para ser utilizada em Educação Ambiental.

No interior dela, há uma bifurcação que serve para acessar o costão rochoso e um mirante com um visual muito bonito, de onde é possível visualizar a encosta dos Itatins, a praia do costão e a orla de Peruíbe, impressionando positivamente o visitante.

Quem for até o final, vai chegar bem próximo do Portal da Serpente, local místico de Peruíbe e envolto em mistérios e enigmas, ufológicos, inclusive.

Vale lembrar que para entrar nas matas, é recomendável sempre a presença de um Monitor Ambiental que cuidará da sua segurança.

Na volta, a pedida é parar na ponte do Rio Preto e esperar o sol se esconder atrás das montanhas. O cenário com o manguezal e o rio é a pedida para ótimos cliques fotográficos e também para guardar no cantinho mais bonito da memória ou do coração.

Como chegar

Para quem está no Centro de Peruíbe, basta se dirigir ao Rio Preto e atravessá-lo pela ponte que fica próxima ao Portinho.  É o mesmo caminho de quem vai para o bairro do Guaraú, porém, ao invés de subir a montanha, siga reto na Avenida Rachel Khoury Duboc de Almeida até o trecho entre o rio e a montanha, que forma a praia do Costão.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Às moscas, aeroporto poderia receber 100 mil passageiros ao ano no litoral de SP

Sem força política, Baixada Santista acabou preterida pela Petrobras, que transferiu voos com trabalhadores do pré-sal para o Rio de Janeiro

Variedades

Filme sobre a vida de Donald Trump ganha data de estreia no Brasil; veja detalhes

Ex-presidente dos EUA e empresário é interpretado por Sebastian Stan

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter