Diário Mais
Ela fica dentro do Parque Estadual do Itinguçu, inserida no Mosaico de Unidades de Conservação Jureia-itatins
Por trilha, o visitante deve contratar um Monitor Ambiental e passar com ele de barco o rio do Guaraú / Márcio Ribeiro/DL
Continua depois da publicidade
Se você gosta de praia preservada, a sua melhor opção pode ser a Praia do Arpoador, em Peruíbe, acessível somente de barco ou por trilha, passando em meio à mata fechada. Ela é uma das mais preservadas do litoral de São Paulo por que fica dentro do Parque Estadual do Itinguçu, inserida no Mosaico de Unidades de Conservação Jureia-itatins.
A Região é conhecida pelas belezas naturais. Veja também que cidade do litoral de SP tem cachoeira relaxante e altamente perigosa.
Continua depois da publicidade
Por trilha, o visitante deve contratar um monitor ambiental e passar com ele de barco o rio do Guaraú. Do outro lado, já na praia do Guarauzinho, o monitor passará instruções e curiosidades a respeito de toda a cultura e história da região, além de orientações gerais do roteiro.
Após toda a caminhada pelo Guarauzinho, chega-se ao Núcleo Arpoador, que é uma base do Parque Estadual que dispõe de alojamentos e uma beleza visual magnífica, de frente para o mar. Dali em diante, começa a trilha fechada rumo a praia do Arpoador.
Continua depois da publicidade
Ao longo da caminhada, o monitor costuma fazer paradas para a interpretação da natureza, onde passa conceitos de educação ambiental e a importância da preservação do lugar.
Quem não quiser ir por trilha, a pedida é contratar um operador náutico que levará você e sua família até a Praia do Arpoador de barco e pelo mar. A sensação de navegar e a vista de toda a costa é uma experiência incrível.
Chegando ao Arpoador, uma equipe de Monitores Ambientais faz a recepção e passa as instruções de permanência, regras e segurança do local, entre outras coisas.
Continua depois da publicidade
Não há construções ao longo de toda essa praia que ainda tem um diferencial. Ela é servida por uma pequena cachoeira que faz um poço natural ideal para o banho. São poucas praias no Brasil onde é possível tomar banho de mar e tirar o sal do corpo com água doce vindo direto da montanha.
Caso você queira conhecer este lugar, não se esqueça de levar repelente e também protetor solar. Cumprir as regras de preservação, respeitar os monitores e os guarda-parques são atitudes essenciais para manter tudo preservado e inteiro para quando você quiser voltar. A natureza agradece.