Diário Mais

Praia do litoral de SP possui cama de pedra onde dormiu um santo católico; conheça

O local é bastante famoso e atrai muitos turistas e moradores

Nayara Martins

Publicado em 23/09/2024 às 14:55

Compartilhe:

Trata-se de uma formação rochosa que, segundo a lenda, na época, foi o local escolhido pelo jesuíta para o seu repouso e meditação / Nayara Martins/DL

Uma cama de pedra onde dormiu o beato e jesuíta José de Anchieta é um dos pontos turísticos mais procurados na cidade de Itanhaém, no litoral sul. Localizada na Praia do Sonho, a cama é bastante famosa e atrai muitos turistas e moradores.  

Trata-se de uma formação rochosa que, segundo a lenda, na época, foi o local escolhido pelo jesuíta para o seu repouso e meditação. Também era o lugar onde o beato encontrava inspiração para escrever os seus poemas na praia. 

Para ter acesso à Cama de Anchieta, os visitantes podem ter acesso pela Passarela de Anchieta, feita de madeira e que facilita o acesso a todos. 

Durante o trajeto, os visitantes podem ver placas informando sobre a história de Anchieta e a sua trajetória desde que chegou ao Brasil. 

São José de Anchieta foi canonizado em abril de 2014 pelo papa Francisco. E ficou conhecido como o Apóstolo do Brasil, por ter sido um dos primeiros a introduzir o cristianismo no País.

A Passarela de Anchieta, inaugurada em 2006, possui 220 metros de comprimento por 1,60 de largura e foi construída com ipê e materiais derivados de eucalipto ecológico. A obra foi realizada graças à uma parceria entre a prefeitura de Itanhaém e o governo das Ilhas Canárias, na Espanha, onde nasceu o jesuíta.  

Em frente à Passarela de Anchieta também há uma praça, onde funciona um espaço com diversos artesãos expondo os seus trabalhos.

Além do belo visual do oceano, também podem ser vistas a Praia das Conchas, o Morro Paranambuco e as Pedras da Esfinge.

A Passarela de Anchieta está localizada entre a Praia dos Sonhos e a do Cibratel. 

Milagres do Santo:

Entre os milagres realizados por José de Anchieta, estão entre outros: levitação, ressuscitação de mortos, trinta minutos de reza embaixo d'água e ser ouvido a quilômetros de distância.

Gruta 

Outra atração, ao lado da passarela, é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que se localiza atrás do costão rochoso do Morro do Paranambuco. 

Na Gruta fica a imagem da Santa, construída na década de 60, pela iniciativa privada em dedicação à Nossa Senhora de Lourdes e foi feita com um material parecido com fibra de vidro. O local também recebeu gramado e mureta.

Os devotos de Nossa Senhora de Lourdes participam de uma missa campal celebrada todo dia 11 de cada mês, na área da Gruta.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Candidata a prefeita de Guarujá, no litoral de SP, é alvo de atentado a tiros

O carro em que Thaís Margarido estava foi alvejado por 5 disparos de arma de fogo no começo da noite deste domingo (22)

Cotidiano

SP recebe maior exposição de barcos da América Latina; veja

Visitantes podem adquirir uma embarcação, trocar uma antiga por uma nova ou apenas aprender mais sobre o tema

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter