Trata-se de uma formação rochosa que, segundo a lenda, na época, foi o local escolhido pelo jesuíta para o seu repouso e meditação / Nayara Martins/DL
Continua depois da publicidade
Uma cama de pedra onde dormiu o beato e jesuíta José de Anchieta é um dos pontos turísticos mais procurados na cidade de Itanhaém, no litoral sul. Localizada na Praia do Sonho, a cama é bastante famosa e atrai muitos turistas e moradores.
Trata-se de uma formação rochosa que, segundo a lenda, na época, foi o local escolhido pelo jesuíta para o seu repouso e meditação. Também era o lugar onde o beato encontrava inspiração para escrever os seus poemas na praia.
Continua depois da publicidade
Para ter acesso à Cama de Anchieta, os visitantes podem ter acesso pela Passarela de Anchieta, feita de madeira e que facilita o acesso a todos.
Durante o trajeto, os visitantes podem ver placas informando sobre a história de Anchieta e a sua trajetória desde que chegou ao Brasil.
Continua depois da publicidade
São José de Anchieta foi canonizado em abril de 2014 pelo papa Francisco. E ficou conhecido como o Apóstolo do Brasil, por ter sido um dos primeiros a introduzir o cristianismo no País.
A Passarela de Anchieta, inaugurada em 2006, possui 220 metros de comprimento por 1,60 de largura e foi construída com ipê e materiais derivados de eucalipto ecológico. A obra foi realizada graças à uma parceria entre a prefeitura de Itanhaém e o governo das Ilhas Canárias, na Espanha, onde nasceu o jesuíta.
Em frente à Passarela de Anchieta também há uma praça, onde funciona um espaço com diversos artesãos expondo os seus trabalhos.
Continua depois da publicidade
Além do belo visual do oceano, também podem ser vistas a Praia das Conchas, o Morro Paranambuco e as Pedras da Esfinge.
A Passarela de Anchieta está localizada entre a Praia dos Sonhos e a do Cibratel.
Entre os milagres realizados por José de Anchieta, estão entre outros: levitação, ressuscitação de mortos, trinta minutos de reza embaixo d'água e ser ouvido a quilômetros de distância.
Continua depois da publicidade
Outra atração, ao lado da passarela, é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que se localiza atrás do costão rochoso do Morro do Paranambuco.
Na Gruta fica a imagem da Santa, construída na década de 60, pela iniciativa privada em dedicação à Nossa Senhora de Lourdes e foi feita com um material parecido com fibra de vidro. O local também recebeu gramado e mureta.
Os devotos de Nossa Senhora de Lourdes participam de uma missa campal celebrada todo dia 11 de cada mês, na área da Gruta.
Continua depois da publicidade