A Praia do Centro possui faixas de areia largas e mar de ondas moderadas / Divulgação/PMM
Continua depois da publicidade
Segundo relatório da ONG Sea Sheperd Brasil, todas as praias do litoral brasileiro estão poluídas com resíduos plásticos. A pesquisa analisou 201 municípios brasileiros e foram encontrados 72 mil macroresíduos e 16 mil partículas de microplástico.
Os resíduos foram divididos em três categorias: microplástico (partículas de até 5 mm), macroplástico (resíduos maiores de plástico) e macroresíduos (objetos como cigarro).
Continua depois da publicidade
Com 2,3 km, a Pântano do Sul é a praia mais poluída do Brasil, com 144 fragmentos de microplástico e 17 fragmentos de macroresiduos por metro quadrado.
O local mantém a tradição da vila dos pescadores e possui um mar agitado, que atrai surfistas.
Com uma densidade de 83 resíduos por metro quadrado, a Praia do Centro possui faixas de areia largas e mar de ondas moderadas. O local é popular entre turistas e surfistas, sendo uma das mais frequentadas da cidade.
Continua depois da publicidade
A praia enfrenta problemas recorrentes de poluição durante a alta temporada.
Ocupando o terceiro lugar na lista, a Praia do Rizzo tem 78 partículas por metro quadrado. Situada em uma região residencial, a praia é pouco frequentada devido a poluição de suas águas.
Situada na Baía de Guanabara, o local oferece uma das vistas mais icônicas da cidade. Apesar da beleza, a praia possui altos níveis de poluição, atingindo densidade de 55 fragmentos por metro quadrado.
Continua depois da publicidade
Umas das praias mais conhecidas da cidade, a praia possui uma densidade de 51 resíduos por metro quadrado.
A praia Mariluz possui extensa faixa de areia e mar agitado, sendo popular entre os banhistas.
Continua depois da publicidade