Cubatão possui o Rio Perequê, uma 'praia fluvial' / Nair Bueno / Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Afinal de contas, Cubatão tem praia? Essa é uma das perguntas mais repetidas, especialmente por quem não vive na Baixada Santista e quer saber mais a respeito de todas as cidades do litoral paulista. A resposta é não. Quer dizer... não da maneira tradicional.
Apesar de não contar com uma praia com longa faixa de areia e pontos para posicionar um guarda-sol e aproveitar pra pegar um bronze, ao contrário do que muitos pensam, Cubatão entra, sim, na lista de balneabilidade que a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) produz semanalmente para analisar a condição de limpeza das praias de todo o litoral paulista.
Continua depois da publicidade
Só que diferente de Santos e as outras vizinhas, Cubatão possui o Rio Perequê, uma 'praia fluvial', termo esse que remete a áreas ao longo das margens de rios, lagos ou cursos d’água, onde se desenvolvem espaços destinados ao lazer e banho.
E ainda mais importante, o Rio Perequê dá de dez a zero em muitas concorrentes. Segundo o portal da Cetesb, que dispõe a balneabilidade anual de todas as praias da Região, o Rio Perequê não fechou um único ano com bandeira vermelha de 2014 para cá, o que torna em uma das áreas mais indicadas para se procurar durante os dias quentes de verão.
Continua depois da publicidade