Diário Mais

'Praia' de água doce no interior atraí turistas de vários cantos do mundo

Considerado um dos principais destaques da região, o local recebe diversos visitantes

Gabriel Fernandes R. O.

Publicado em 01/04/2025 às 15:36

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nem todas as praias da represa Guarapiranga são liberadas para banho, mas, ainda assim, são muito atrativas pela paisagem / Divulgação/Governo Estado de São Paulo

Continua depois da publicidade

Anualmente São Paulo recebe vários turistas, mas uma região em especial é conhecida por ser um dos principais pontos de pessoas vindas de diversos cantos do mundo. Trata-se das praias de água doce na região da Represa de Guarapiranga.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Localizada na zona sul de São Paulo e passando pelas regiões de Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu, o reservatório abriga a praia fluvial mais bela do estado: a Praia do Sol

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Encantadora cidade do interior de SP tem praia e é um paraíso da pesca esportiva

• Paraíso 'global': praia do litoral tem água cristalina e encanta famosos

Praia do Sol

Considerado um dos principais destaques desta região, ela se destaca ao ser a maioria do destino dos turistas e moradores que procuram ter um contato direto com a natureza. 

Situada em um parque de mesmo nome, ela oferece aos visitantes uma infraestrutura que inclui quadras de areia para a prática de esportes como vôlei e beach tennis.

Continua depois da publicidade

Inclusive, há também bares e restaurantes que os visitantes podem desfrutar durante o período de descanso no local.

No entanto, nem todos os espaços da represa são próprios para banho, pois segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a qualidade da água varia ao longo da represa, e apenas alguns trechos são considerados ideais para a prática. 

Marinas

No local ainda há duas grandes marinas que oferecem diversas opções de lazer aos associados, inclusive, durante muito tempo os acessos particulares à represa eram restritos apenas aos clubes. 

Continua depois da publicidade

Os sócios do Clube de Campo do Castelo, por exemplo, pagavam cerca de R$ 11 mil em um título, além dos R$ 750 mensais para manutenções e poder usufruir de piscinas, quadras de tênis e um parque náutico.

Riscos

O Corpo de Bombeiros emitiu um aviso na região sobre os perigos de nadar na represa, alertando que a vegetação no fundo pode enroscar nos pés dos banhistas.

Além disso, a recomendação é evitar nadar perto dos pontos de captação, manter distância de jet skis e ter atenção à profundidade, pois o solo é desnivelado.

Continua depois da publicidade

Como chegar

A Praia do Sol está localizada na Avenida José Marques do Nascimento, na altura do nº 3.540 da Avenida Atlântica. É possível chegar ao local de carro ou de ônibus

Porém, é preciso se atentar as linhas que vão para o local, que são:

6913-21 - Terminal Varginha - Itaim Bibi (circular)
6000-10 -Term. Parelheiros - Terminal Santo Amaro
6960-10 -Terminal Varginha - Terminal Santo Amaro
6970-10- Terminal Grajaú - Terminal Santo Amaro

Continua depois da publicidade

Santa Albertina

Localizada a 614 km da capital paulista, a cidade de Santa Albertina encanta moradores e visitantes com sua prainha às margens do Rio Grande e sua forte tradição na pesca esportiva

Com pouco mais de 6.300 habitantes, o município se destaca como um refúgio tranquilo para quem busca lazer em meio à natureza. Desde março de 2019, Santa Albertina é reconhecida como um Município de Interesse Turístico (MIT), o que fortaleceu ainda mais sua vocação para o turismo.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software