Diário Mais
Especialista em sistema digestivo fez explicação em suas redes sociais sobre a prática, que tem sido encorajada por várias pessoas na internet
Água morna, cúrcuma e limão em jejum pode ser bom, mas não para todos / Foto de Ksenia Chernaya/Pexels
Continua depois da publicidade
Tomar água morna com limão e cúrcuma todos os dias em jejum pode acabar com dezenas de problemas de saúde em poucas semanas. Isso é o que mais lemos na internet nos últimos tempos, com dezenas de influenciadores encorajando as pessoas a fazerem o mesmo. Mas, calma: tudo depende de cada organismo e nem todo mundo pode beber a mistura.
Mary Sievert, especialista em saúde digestiva e doutoranda em Naturopatia Clínica, cita os inúmeros benefícios de beber essa mistura, mas pede cautela.
Continua depois da publicidade
"Nem todas as pessoas podem se beneficiar das propriedades dos ingredientes. Por isso, é importante consultar um profissional da saúde para saber se você, especificamente, não terá problemas ingerindo isso todos os dias.
Dentre os muitos benefícios citados estão a desintoxicação do organismo, a melhora na imunidade, a desinflamação sistêmica de todo o corpo, regeneração do fígado, melhora de alguns problemas de pele, melhor qualidade do sono, melhora na saúde cardiovascular, mais concentração e disposição dentre outros.
Continua depois da publicidade
Um parênteses breve: falando de saúde cardiovascular, um estudo recente atrelou o café e o chocolate a uma melhor permance do coração, como citado na matéria que você pode ler clicando aqui.
Voltando a falar da cúrcuma com limão e água morna, Sievert reforça que pessoas com problemas estomacais, de refluxo, ou com algum problema nos rins podem ter problemas ao consumir a bebida por muito tempo, e pede responsabilidade ao indicar para os outros.
"O que é bom para você, pode não ser bom para mim. Há muitos benefícios comprovados cientificamente quando se misturam cúcuma, limão e água morna, mas, repito, você precisa conversar com um médico ou nutricionista para avaliar o seu caso. Até mesmo substâncias naturais podem ser prejudiciais para alguns indivíduos", finaliza.
Continua depois da publicidade