Curiosidade

Por que a Praia do Tombo, em Guarujá, tem esse nome?

Não tem nada a ver com surfistas tomando tombo de suas pranchas

LG Rodrigues

Publicado em 08/08/2024 às 21:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Praia do Tombo, em Guarujá / DANIEL VILLAÇA/DIÁRIO DO LITORAL

Continua depois da publicidade

Única praia do Estado de São Paulo a possuir a Bandeira Azul, certificado internacional que garante a qualidade do local nos aspectos social, ambiental e econômico, a Praia do Tombo é uma das favoritas de todo fã de colocar o pé na areia, mas o que levou o local a receber justamente este nome?

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo a dissertação de mestrado em turismo e hotelaria de Leana Paula Bernardi, que pode ser localizado, inclusive, no próprio site da Prefeitura Municipal de Guarujá, "a Praia do Tombo possui este nome devido à sua formação geológica. As fortes ondulações e os vários buracos acabam provocando 'tombos' aos mais desatentos. Além de suas ondulações, a Praia do Tombo é conhecida pelo seu mar agitado, o qual, diz uma lenda, se revoltou por causa dos escravos que eram aprisionados em grutas nas encostas do morro para depois serem 'tombados' ao mar".

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Praia do Tombo já foi invadida por filmes da Kodak; você estava lá?

• Prefeitura de Guarujá hasteia 14ª Bandeira Azul na Praia do Tombo

• Em Guarujá, Praia do Tombo deve retomar Bandeira Azul neste fim de semana

Uma outra informação que pode ajudar um pouco a entender o nome característico da praia está na tipificação das praias.

Atualmente, alguns profissionais utilizam classificações para determinar cada praia. Entre elas, estão, a 'praia rasa', que seria o tipo mais comum, se tratando de praias onde elas são praticamente planas, porém vão ganhando profundidade conforma a distância que se caminha em direção ao mar, as 'praias enseadas', que possuem um formato curvo que lembra um arco e as 'praias abrigadas', que se caracterizam por ser praias de mar calmo, sem correnteza, ondas e arrasto, com exceção de dias de ressaca.

Continua depois da publicidade

Outro tipo se trata das 'praias de tombo', que geralmente possuem uma faixa de areia 'inclinada' em direção ao mar, têm areia grossa, mas clara, e nas quais se caminha com dificuldade devido ao fato de que os pés podem facilmente afundar na areia e ao fato de que a profundidade se altera de forma brusca, o que significa que não é indicado andar por elas após chegar à água porque os buracos podem levar pessoas desavisadas a afundar abruptamente.
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software