É possível criar cobras em casa no Brasil desde 1997 / Foto de Pixabay/Pexels
Continua depois da publicidade
Cães, gatos, peixes e aves normalmente são as espécies escolhidas para se criar em casa. Porém, há quem prefira as cobras. Enquanto muitos têm pavor do bicho, outros são apaixonados por ele. Mas, será que é possível ter esse réptil no ambiente social sem que ele ofereça risco ao criador, vizinhos e, ainda, sem criar problemas com o Instituto Brasileiro de do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama)? A resposta é sim.
Desde que as cobras sejam de cativeiros legalizados pelo Ibama e não sejam peçonhentas (venenosas), é possível criar uma cobra em casa. Desde 1997 o Brasil permite ter o animal em casa. Parece estranho, mas é um hábito normal nos Estados Unidos e na Ásia, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Para comprar uma cobra é necessário entrar em contato com os criadouros vinculados ao Ibama. Na dúvida, fale com o instituto para tirar todas as suas dúvidas e ser orientado sobre onde encontrar estes criadouros.
Há muitas opções de cobras que podem ser compradas para serem criadas em casa. As nacionais são mais baratas, porém, se for uma espécie que não se reproduz muito, o valor tende a ser mais alto, assim como as espécies estrangeiras.
Continua depois da publicidade
É óbvio que criar cobras, cães e gatos no mesmo ambiente deve ser evitado, já que estamos falando de predadores e presas. Mas é possível ter um espaço adequado para deixar o réptil, sem que ele ofereça algum perigo (mesmo não sendo venenoso) aos outros animais da casa.
Há recomendações específicas para cada tipo de cobra, como temperatura adequada, o que dar como alimento, se podem ou não ficar em terrários e tudo mais. E isso tudo é explicado no momento em que você está buscando informações sobre as espécies com os responsáveis pelos criadouros legais.
Para saber mais detalhes, acesse o site do Ibama clicando aqui.
Continua depois da publicidade