Descoberta feita por brasileiro conseguiu responder dúvidas que estavam permeando diversos estudiosos do assunto / Mirko Fabian/Pexels
Continua depois da publicidade
Durante um bom tempo, acreditou-se que o nome da principal premiação do cinema teve como origem o tio da secretária-executiva da Academia, Margareth Herrick. Ao ver a estatueta achou muito parecida com seu tio Oscar. Segundo o pesquisador Waldemar Dalenogare Neto, essa não pode ter sido a verdadeira origem.
Em 2021, Waldemar encontrou a primeira menção ao nome "Oscar" na coluna "Cinematters" do jornalista Relman Morin, no "Los Angeles Evening Post-Record", em 5 de dezembro de 1933.
Continua depois da publicidade
Na matéria em questão, como o prêmio não aconteceu naquele ano, Morin disse "o que aconteceu com o banquete anual da Academia? Como regra, o banquete e a entrega do "Oscar", estatueta de bronze dada às melhores performances, acabou muito antes desta".
Com esse detalhe descoberto, a informação de que Sidney Skolsky foi o primeiro a citar publicamente o nome, passou a ser deixada de escanteio.
Continua depois da publicidade
Na ocasião, era crível que o colunista de fofocas e produtor cinematográfico havia sido o primeiro a usar o nome "Oscar" para a principal premiação de Hollywood, em sua coluna de 17 de março de 1934.
Outra teoria sobre a origem do nome, veio da própria atriz Bette Davis, que teria apelidado o prêmio por conta da semelhança da estatueta com seu primeiro marido, Harmon Oscar Nelson.
Com 35 cm de altura e pesando quase 4 kg, a estatueta do Oscar é concebida de estanho folheado a ouro de catorze quilates, em forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente no peito.
Continua depois da publicidade
Desde 1951, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas exige que os vencedores assinem um acordo de que afirma que os premiados e seus herdeiros não podem vender a estatueta sem primeiro oferecê-la à própria Academia pelo valor simbólico de US$ 1 (R$ 5,79 na cotação atual).
Previsto para acontecer neste domingo (2), a 97ª edição do Oscar promete entrar para a história por conta das indicações de "Ainda Estou Aqui", além da produção de Walter Salles se mostrar como uma das favoritas ao prêmio.