A Prainha também oferece vários atrativos como o Monumento Mulheres de Areia e a Ilha das Cabras / Nayara Martins/DL
Continua depois da publicidade
Pequena, aconchegante e ideal para um banho de mar e a prática de esportes, a Praia dos Pescadores é uma das mais procuradas por turistas e moradores, em Itanhaém, no litoral sul de São Paulo. Também é um dos locais em que se pode comprar peixes e frutos do mar direto do pescador em Itanhaém.
Localizada entre o Morro do Sapucaitava e a Praia do Sonho, a Prainha, como é conhecida, também oferece vários atrativos como o Monumento Mulheres de Areia e a Ilha das Cabras.
Continua depois da publicidade
Com cerca de 600 metros, a Praia dos Pescadores possui o Monumento Mulheres de Areia, em homenagem à primeira gravação da novela Mulheres de Areia, nos anos 70, exibida pela extinta TV Tupi. Feita de fibra e esculpida por Serafim Gonzalez, a obra é uma atração, sendo visitada por muitos turistas e veranistas.
Outra opção de lazer é a Ilha das Cabras, com sua enorme formação rochosa atrai muitos turistas e pescadores. Durante a maré baixa é possível ter acesso à ilha e, por isso, é bastante procurada por praticantes da pesca amadora com vara.
Continua depois da publicidade
Além de banhistas e pescadores, a Prainha também é uma das mais procuradas pelos surfistas. Com ótima balneabilidade, a praia é considerada uma das melhores para a prática do esporte por formar grandes ondas. O local normalmente é palco para diversos campeonatos de surf organizados por associações da modalidade.
A Ecosurfi, entidade socioambiental de Itanhaém, mantém um estande aos finais de semana com aluguel de pranchas.
Mais uma atração na Praia dos Pescadores é a Praça do Pescado. No local, turistas, veranistas e moradores podem encontrar diversos tipos de peixes, camarões, ostras e outros frutos do mar, tudo bem fresco, já que são pescados e comercializados direto por pescadores artesanais.
Continua depois da publicidade
Os barcos de pesca costumam sair para o mar, geralmente, bem cedo e retornam, ainda pela manhã, com o pescado fresquinho.
Na Praça do Pescado, também são encontrados outros quiosques, onde o frequentador pode apreciar e comprar artesanato, além de saborear diversos petiscos.
Para chegar à Praia dos Pescadores, o acesso é feito pela ponte Sertório Domiciano da Silva (sobre o Rio Itanhaém). Após a descida da ponte, entrar no primeiro acesso à esquerda, ir até o final da rua e virar à direita, até chegar à Praça do Pescado e com acesso à praia.
Continua depois da publicidade