Diário Mais

Pequena cidade de serra é perfeita para quem quer ver neve no Brasil; conheça

Cidade conhecida como 'mãe das águas frias' preenche requisitos de acomodações e atividades disponíveis para ter a melhor acolhida do país

Luana Fernandes

Publicado em 24/03/2025 às 14:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Urubici, em Santa Catarina, é uma das cidades mais frias do Brasil / Divulgação

Continua depois da publicidade

Os encantos naturais da serra catarinense são inegáveis. A região é exuberante e perfeita para que é apaixonado pela natureza. Não é a toa que uma pequena cidade da região se destacou por sua tranquilidade e receptividade aos turistas. Segundo a plataforma Booking, a cidade mais acolhedora do Brasil é Urubici.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Além de ser muito bom em acolhida, Urubici ou “Mãe das águas frias” é uma das cidades mais frias do Brasil, com altitude de 1.800 metros. Este é o destino perfeito para quem quer ver neve em terras brasileiras. O fenômeno acontece, pelo menos, duas vezes ao ano por lá. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Confira 5 rolês legais para fazer na cidade mais acolhedora e fria do Brasil

• Ranking aponta quais as 10 cidades mais acolhedoras do Brasil; confira lista

• 'Mãe das águas frias', cidade é eleita o destino mais acolhedor do Brasil

Distante 170 km do aeroporto de Florianópolis, são 3 horas de deslocamento por paisagens maravilhosas. Um conjunto de serras, cachoeiras, picos e mirantes engrandecem a região.

Urubici é uma cidade pequena, com 11.600 habitantes. Tendo a principal atividade econômica ainda a agricultura e a pecuária de leite. 

Continua depois da publicidade

O turismo vem crescendo muito nos últimos anos, então ainda é uma atividade nova para o município. O destino mais conhecido da região é São Joaquim, muito procurado por conta de suas baixas temperaturas, neve e geada. 

A cidade de Urubici fica em um vale, cercado de montanhas, o que além de engrandecer o horizonte, protege a cidade das temperaturas mais baixas. A cidade também é relativamente plana, o que é ótimo para caminhar e conhecer todo o seu charme.

Como é o clima Urubici?

Neve é esperada ao menos duas vezes por ano, e geadas são bem constantes durante o inverno.  Enquanto a madrugada da cidade chega a fazer uns 4 graus, nas partes mais altas a temperatura pode chegar a 0°C. A temperatura mais baixa do Brasil foi registrada lá, com - 17.8°C , com sensação de - 40 °C. Por conta da umidade e vento. 

Continua depois da publicidade

No inverno, é possível ver o mar, que está a 60km de distância. Então tem essa influência dos ventos do litoral. Já quando é verão as nuvens ficam mais baixas, e então a cidade fica literalmente "acima das nuvens ".
Tendo em vista essas características, se você é daqueles que procuram por destinos mais frios, programe a viagem para o inverno. Mas se quer temperaturas mais agradáveis para os passeios, aposte nos meses de verão.

A quantidade de chuva ao longo do ano varia muito pouco entre as estações, ficando sempre na média dos 100mm mensais. Por isso, independente da época é comum céu encoberto e precipitações. 

O que comer em Urubici?

Vinícolas estão se desenvolvendo na região e produzem vinhos de alta qualidade. Outro destaque é o queijo serrano, feito a partir do leite do gado de corte. Esta é uma receita tradicional e que é reproduzida há 300 anos na região. O mel de Bracatinga também precisa ser experimentado.

Continua depois da publicidade

Em Urubici, a produção de maçã - dos tipos gala e fuji - e do pinhão são bem fortes. A região também é um dos maiores produtores de truta no Brasil, com tradição desde a década de 70. Tantas experiências podem proporcionar passeios legais pela cidade mais acolhedora do país.

Quanto tempo é necessário para conhecer Urubici?

Cinco dias são o mínimo recomendado para aproveitar as principais atrações de Urubici sem pressa, mas, se tiver mais tempo, poderá explorar ainda mais a região e suas belezas naturais. 

Lembre-se: este é um dos destinos mais frios do país, então vá preparado para as diversas condições climáticas e atividades ao ar livre. Coloque na mala roupas de frio, calçados adequados, itens de higiene pessoal, medicamentos, documentos e dinheiro, além de guarda-chuva ou capa de chuva.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software