Os veículos equipados com tag de pagamento automático tem tarifa debitada diretamente pela operadora / Divulgação/Tamoios
Continua depois da publicidade
O sistema de pedágio free flow na rodovia dos Tamoios, no litoral de São Paulo, já registrou quase 10 mil motoristas inadimplentes em menos de dois meses de funcionamento.
Segundo levantamento realizado pela concessionária que administra a via, um total de 9.956 condutores ainda não pagou as tarifas e está prestes a ser multado.
Continua depois da publicidade
Logo na primeira semana de operação do pedágio, que utiliza tecnologia de “fluxo livre”, foram identificados 7.400 motoristas inadimplentes.
O sistema, instalado próximo do km 13 do novo Contorno Sul em Caraguatatuba, cobra uma tarifa de R$ 5,20 e utiliza câmeras e sensores para identificar os veículos que passam pela pista.
Continua depois da publicidade
O sistema permite que o pagamento seja feito automaticamente por meio de tags instaladas no para-brisa dos veículos. No entanto, para motoristas que não possuem a tag ou não efetuam o pagamento no prazo de 30 dias, é aplicada uma multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH por cada passagem em débito.
Durante o período, cerca de 530 mil veículos passaram pelo pedágio.
A tecnologia do free flow busca aumentar a fluidez no trânsito, eliminando paradas nos pontos de cobrança. No entanto, o alto número de motoristas inadimplentes preocupa, já que essa é uma das primeiras implementações do sistema no Brasil e reflete desafios na adaptação dos condutores ao modelo.
Continua depois da publicidade
A concessionária responsável pela rodovia reforça a importância de os motoristas realizarem o pagamento das tarifas dentro do prazo, a fim de evitar penalidades.