No modelo chamado de free flow, a cobrança é feita pelos pórticos / Divulgação/Gov.br
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O primeiro pedágio sem cancela com cobrança de São Paulo entrou em vigor nesta quarta-feira (4). A novidade pode deixar dúvidas em motoristas desavisados e, em razão disso, o Diário do Litoral te explica o que efetivamente muda e como você deve proceder com este tipo de equipamento chamado de free flow.
A estrutura ficará localizada na SP-333, em Itápolis, de acordo com a concessionária EcoNoroeste. E, o que mais os condutores podem se perguntar é: como funciona a cobrança?
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No modelo chamado de free flow, a cobrança é feita pelos pórticos, que substituem as praças de pedágio e são equipados com tecnologia para identificar os veículos.
As informações são da Folha de São Paulo.
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Para os usuários que já têm a TAG (como o Sem Parar ou Veloe, por exemplo), a cobrança é feita automaticamente pela operadora EcoNoroeste, e os motoristas terão descontos progressivos.
Já os motoristas que não têm a TAG terão 15 dias para efetuar o pagamento por meio de canais disponibilizados pela concessionária, como WhatsApp e o próprio aplicativo da EcoNororeste.
- Site freeflow.econoroeste.com.br
- Aplicativo disponível na Apple Store, para usuários de iOS, e Google Play Store, para usuários de Android
- WhatsApp (0800 326 3663)
- Presencialmente nos postos de atendimento aos usuários da SP-333, por meio dos totens de autoatendimento; pagamento pode ser realizado com cartão de crédito, débito e pix.
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- Desconto de usuário frequente: benefício será concedido a veículos de passeio que utilizarem TAG, a partir da segunda passagem por uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido e no mesmo mês. Haverá redução adicional e progressiva sobre o valor da última tarifa. A partir da 30ª passagem, o valor com desconto permanece fixo até o último dia do mês.
- Desconto básico da tarifa: desconto de 5% em todas as passagens de veículos comerciais e de passeio, incluindo reboque e semireboque, que utilizarem TAG.
Quem não pagar a tarifa está sujeito a multa de evasão no valor de R$ 195,23 e penalização de cinco pontos na carteira de motorista.
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As empresas de pagamento automático (TAG) projetam registrar forte crescimento com a implantação da tecnologia, que vem avançando no Sudeste e no Rio Grande do Sul.
Em rodovias federais, os únicos pórticos em funcionamento são os da Rio-Santos, sob administração da CCR RioSP.
As estruturas de cobrança eletrônica estão localizadas em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414), todas cidades fluminenses.
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O sistema na Rio-Santos, em operação desde 31 de março de 2023, ainda é um projeto-piloto e faz parte do ambiente experimental para analisar a melhor modelagem antes da possível expansão para outras concessões federais.
Em São Paulo, há um plano para que todas as rodovias estaduais concedidas utilizem a tecnologia free flow. Os editais das novas concessões preveem a implantação.
No caso de privatizações antigas, as concessionárias se preparam para a substituição gradativa das praças de pedágio, segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
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