Diário Mais
A ideia de começar o ano com o pé direito é um desejo universal, pois o Ano Novo marca o fim de um ciclo e o início de outro
A ideia é que a primeira pessoa a entrar na casa no ano novo traga sorte ou azar / Unsplash
Continua depois da publicidade
Com a proximidade do Ano Novo, muitos aproveitam a data para atrair dinheiro, prosperidade ou evitar o mau-olhado. Usar roupa nova na noite da virada, comer lentilha fazendo desejos, pular sete ondas ou até mesmo entrar em casa com o pé direito são algumas das superstições comuns, que se perpetuam e ganham força entre gerações.
A superstição de começar o ano com o pé direito é uma tradição antiga em países como a Escócia e a Grécia. A ideia é que a primeira pessoa a entrar na casa no ano novo traga sorte ou azar.
Continua depois da publicidade
No Rio Grande do Sul, por exemplo, é comum que as pessoas deem as mãos em círculo e pulem com o pé direito ao som das doze badaladas.
Outra superstição é a de, à 00h, subir, com o pé direito, num degrau ou em uma cadeira. Diz o folclore que isso dá impulso à sua vontade de subir na vida.
Continua depois da publicidade
A expressão "entrar com o pé direito" significa "entrar bem ou começar bem alguma coisa". A ideia de começar o ano com o pé direito é um desejo universal, pois o Ano Novo marca o fim de um ciclo e o início de outro.