Segundo o levantamento, 63% dos entrevistados planejam gastar até R$300 em presentes este ano / Freepik
Continua depois da publicidade
Com a chegada do Natal, as intenções de compra e os planos para as festas começam a ganhar forma. Uma pesquisa, realizada pela plataforma TIM Ads, traz insights reveladores sobre os hábitos e expectativas dos paulistas para a data.
Segundo o levantamento, 63% dos entrevistados planejam gastar até R$300 em presentes este ano e vão presentear até cinco pessoas, entre eles filhos (33%) e pais ou mães (25%) liderando a lista de presenteados.
Continua depois da publicidade
A pesquisa, que contou com mais de 20 mil respostas de um público majoritariamente jovem (71% até 35 anos), também revelou mudanças no comportamento de compra.
Embora as lojas físicas continuem sendo a preferência para 45% dos respondentes, o número é inferior ao registrado no mesmo período em 2023 (55%). Essa queda pode indicar um crescimento das compras online ou uma maior diversificação nos canais de compra.
Continua depois da publicidade
Entre os itens mais procurados, roupas e calçados ainda lideram (27%), mas com uma queda expressiva em relação ao ano anterior, quando a preferência por esses itens era de 59%, sinalizando um movimento de diversificação nas escolhas de presentes, com destaque também para brinquedos (22%).
Outro dado relevante é o crescimento no uso de pagamentos digitais. O PIX foi apontado como a principal forma de pagamento por 38% dos entrevistados, seguido pelo pagamento em dinheiro, com 25%. Esse dado reflete a consolidação do PIX como solução confiável e prática.
Além das intenções de consumo, o levantamento explorou como os brasileiros planejam celebrar o Natal. A maioria dos pesquisados pretende passar a data com familiares e amigos próximos (36%).
Continua depois da publicidade
Outros 34% disseram que optarão por comemorações em casa, com quem já mora no mesmo lar.
A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro, e os participantes receberam bônus de dados como recompensa pela participação.