Oscar quase teve algumas categorias 'extras' nos últimos anos / RDNE Sock project/Pexels
Continua depois da publicidade
Neste domingo (2), acontece a 97ª edição do Oscar e os brasileiros possuem mais um motivo para comemorar, por conta da indicação tripla de "Ainda Estou Aqui".
Embora prometa ter uma grande audiência por parte do Brasil, a cerimônia tem registrado um baixo interesse do grande público nos últimos anos. Por isso, a Academia de Artes e Ciências tentou criar novas categorias para chamar a atenção.
Continua depois da publicidade
Além da iniciativa de possuir 10 filmes entre os indicados a Melhor Filme, depois do episódio envolvendo "Batman - O Cavaleiro das Trevas", outras ações chegaram a serem feitas, com algumas até chegando a possivelmente sair do papel já na edição de 2026 (como é o caso de Melhor Elenco).
O Diário do Litoral separou três categorias que nunca foram aprovadas pelos membros, em muitas vezes, pela repercussão negativa.
Continua depois da publicidade
Depois de vários blockbusters famosos como "Vingadores", "Matrix" e "Homem-Aranha" não receberem indicações em Melhor Filme e serem alocados apenas nos prêmios técnicos, e a audiência da premiação em 2018 se tornar a pior da história, os membros pensaram em criar a categoria de "Filme Popular".
Só que havia um porém muito interessante: com a possibilidade de 10 filmes serem indicados desde 2010, títulos famosos como "Avatar", "Corra!" e "Mad Max: Estrada da Fúria" conseguiram ser indicados na categoria principal até então.
Prevista para começar a valer em 2019, a ideia acabou caindo por terra também pelo fato que diminuiria a qualidade artística das produções. Em compensação, títulos como "Barbie", "Duna" e "Top Gun Maverick" foram alguns dos blockbusters nomeados como Melhor Filme.
Continua depois da publicidade
Por incrível que pareça, este planejamento chegou a acontecer! Proposto em 1999, ele tinha como intuito premiar os designers e artistas responsáveis pelo visual dos títulos dos filmes, e de como eles eram apresentados na introdução do longa.
Embora muitos ainda defendam a inclusão desta categoria, com o argumento de que ele é responsável por introduzir o espectador na história e apresentar o tom do filme.
Assim como em "Filme Popular", muito provavelmente ela beneficiaria títulos como "O Senhor dos Anéis", "Harry Potter" e até mesmo produções da Marvel e DC.
Continua depois da publicidade
Outro fator que impede a categoria de acontecer, é a falta de um sindicato ou setor específico a este tópico como em figurino, efeitos visuais e fotofria. Uma vez que esta função já entra como um dos tópicos entre os indicados a melhor design de produção.
Essa categoria está cada vez mais perto de se concretizar, uma vez que a adição de Melhor Elenco se tornou uma realidade na Academia e atores de peso também estão apoiando a causa
Presente na indústria cinematográfica há mais de 30 anos, e atuando como dublê em franquias como "Velozes e Furiosos", "Rambo" e "Jumanji", o veterano Jack Gill tem sido o principal nome por trás da grande campanha.
Continua depois da publicidade
A ideia surgiu durante os anos 90, enquanto ele trabalhava junto do diretor Sydney Lumet. Ao procurar a Academia, foi dito que ela poderia ser incluída entre um prazo de três a quatro anos. Até hoje, nada disso foi concretizado.
Com o crescimento de cenas grandiosas, e a popularização das cenas de ação, Gill até hoje luta para que a área seja reconhecida na principal premiação do cinema e graças ao apoio cada vez maior de nomes como Ryan Reynolds e Chris Hemsworth, ela finalmente pode sair do papel.