'Os Simpsons' podem ter previsto um momento muito aguardado pelos cinéfilos brasileiros / 20th Century Studios/Divulgação
Continua depois da publicidade
Além de ser uma das maiores séries na história, "Os Simpsons" também são conhecidos por suas previsões quase sempre certeiras. Seja nos cenários políticos ou culturais. Só que, um deles em específico, pode ter sido uma premonição da vitória do Brasil no Oscar.
Pode parecer estranho e confuso, mas o capítulo em específico remete e muito ao cenário de campanha dos longas "Ainda Estou Aqui" e "Emilia Pérez" para o careca dourado. Vem com a gente, que nós explicaremos para você.
Continua depois da publicidade
A situação acontece na sexta temporada, durante o episódio 18, rotulado como "Nasce um Burns". A história em questão mostra que a cidade de Springfield começou um Festival de Cinema, após uma iniciativa dos próprios moradores para a cidade ter uma "visibilidade" melhor.
Diante deste cenário, o crítico de cinema Jay Sherman, (dublado pelo comediante Jon Lovitz) é convidado para presidir o evento. Com ciúmes do status do profissional, e para não cair em contradições, Marge acaba colocando Homer como um dos jurados.
Continua depois da publicidade
É a partir deste ponto que a animação começa a remeter e muito a polêmica campanha dos longas de Walter Salles e Jacques Audiard.
De um lado, o personagem Barney apresenta uma produção inspirada em sua vida, com um teor dramático que conquista não só boa parte da plateia, como os votantes.
Algo bastante similar com a recepção de "Ainda Estou Aqui", visto que a história não é apenas inspirada em fatos reais, como foi escrita por um dos coadjuvantes da história.
Continua depois da publicidade
Diante desta situação desfavorecida, o Sr. Burns começa a executar um plano audacioso para conseguir vencer.
Lançando um filme rotulado "Um Burns Para Sempre", com a direção de Señor Spielbergo (uma sátira a Steven Spielberg), a produção literalmente "copiava" cenas de clássicos do cinema como "E.T. - O Extraterrestre" e "Ben-Hur".
Coincidentemente, "Emília Pérez" também possui uma atmosfera semelhante a produção de Burns, pois é nitidamente inspirada em novelas mexicanas e possui breves sequências retiradas de outras produções musicais como "Chicago".
Continua depois da publicidade
Embora saibamos apenas qual deles levará o Oscar na noite de 2 de março, no episódio da animação os votantes ficam divididos entre Barney e Burns, por conta da glamourosa campanha do segundo. Exatamente o mesmo lobby que a Netflix realizou para a produção pseudo-francesa.
Como estamos falando de "Os Simpsons", o martelo acaba caindo sobre Homer, que foi o único que havia gostado e insistia em dar o prêmio ao filme de Hans Moleman, que o mostrava levando uma "bola no saco".
Depois de muita insistência, ele confere aos dois títulos e acaba escolhendo o de Barney.
Continua depois da publicidade
Além de ter previsto a eleição de Trump e fusões entre várias empresas de comunicações, algumas previsões até hoje deixam muitos chocados por tamanhas coincidências com a realidade.