Para quem visita Santos e quer provar a famosa meca santista, um dos pratos mais tradicionais da gastronomia local, a dica é experimentar o prato na Tasca do Porto / Júlia Macêdo/DL
Continua depois da publicidade
Para quem visita Santos e quer provar a famosa meca santista, um dos pratos mais tradicionais da gastronomia local, a dica é comer na Tasca do Porto.
Localizado no coração do Centro Histórico, o restaurante é uma casas da cidade que valorizam o preparo clássico desse peixe típico da região, servido grelhado e acompanhado por guarnições que destacam seu sabor.
Continua depois da publicidade
A meca santista é muito apreciada por moradores e turistas e ocupa lugar de destaque no cardápio.
Desde 2013 na Rua XV de Novembro, número 115, a Tasca do Porto se consolidou como referência em frutos do mar.
Continua depois da publicidade
O cardápio tem forte influência portuguesa, com receitas variadas de bacalhau, como os tradicionais bolinhos e os grelhados. Um dos pratos mais pedidos é o arroz de bichos, que mistura diversos frutos do mar em uma combinação rica e aromática.
A casa também oferece opções como camarão ao estilo português e o filé à Daniel, criação do próprio restaurante
Para quem gosta de começar com petiscos, o bolinho de bacalhau é um sucesso garantido. A sobremesa portuguesa fofo de Belas fecha a refeição com chave de ouro.
Continua depois da publicidade
Com funcionamento diário, o restaurante atrai tanto quem trabalha na região quanto turistas que exploram os arredores, onde ficam pontos turísticos como o Museu Pelé, a Bolsa do Café e o bondinho.
Nos fins de semana, o movimento cresce ainda mais e as filas se tornam frequentes, especialmente durante eventos como o Festival do Café e o Festival Geek.
O ambiente da Tasca é acolhedor e tem decoração que remete à cultura portuguesa, com música típica, azeites especiais e cervejas importadas. Os proprietários, descendentes de portugueses, criaram o restaurante ao perceberem a ausência de casas desse estilo em Santos.
Continua depois da publicidade
Além do salão principal, a estrutura atual conta com um espaço superior para eventos e há planos de ampliação para mesas no boulevard em frente.
Mas quem quiser provar a meca santista com toda a experiência que o restaurante oferece precisa se programar. O prato típico da cidade, quando bem feito, é disputado. E na Tasca do Porto, ele brilha no menu.