Diário Mais

Objeto opcional usado em carros ainda pode gerar multa; entenda

Deve se atentar às regras vigentes que foram colocadas a quem escolher possuir o objeto em seu automóvel

Gabriel Fernandes

Publicado em 11/09/2024 às 19:10

Compartilhe:

É preciso ficar atento aos detalhes impostos, para não ser multado / Peter Fazekas/Pexels

Com exceção de caminhões e veículos de transporte de passageiros e produtos inflamáveis, os carros de passeio e utilitários não precisam obrigatoriamente possuir o extintor de incêndio em seu interior. 

Porém, se portar um extintor em seu veículo, o condutor pode ser autuado por infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos no prontuário e retenção do automóvel até a respectiva regularização.

Por isso, deve se atentar às regras vigentes que foram colocadas a quem escolher possuir o objeto em seu automóvel. 

Segundo a Resolução 556/2015, o extintor deve ser carregado obrigatoriamente com carga de pó químico do tipo ABC. Essa especificação é perfeita para combater incêndios em materiais sólidos e líquidos, assim como equipamentos energizados, pois abafa o fogo, interrompe a cadeia de combustão e não conduz eletricidade.

Além deste detalhe, a fiscalização verifica se ele está no período de validade de 5 anos, a integridade do lacre, o indicador de pressão, a ausência de pontos de ferrugem, a presença de marca de conformidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), amassados e outros danos e principalmente o local de instalação do extintor, que deve estar devidamente fixado. 

Vale lembrar que o Projeto de Lei 159/2017, de autoria do deputado Moses Rodrigues (MDB/CE), tenta trazer a volta da obrigatoriedade do extintor de incêndio para todos os veículos, ainda está em tramitação no Congresso.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Crianças se arriscam mergulhando em obras de piscinão em Guarujá, no litoral de SP

Reportagem tomou conhecimento da situação por conta de um vídeo feito por moradores do entorno

Cotidiano

82% dos veículos que passaram pelo pedágio free flow usam tags para pagamentos

Pórtico facilita a cobrança automática de pedágio aos veículos, assegurando mais agilidade e fluidez no tráfego ao usuário

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter