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O que aconteceu com uma das mais famosas marcas de sorvetes dos anos 90?

Empresa chegou a lançar produtos que fizeram parte da infância de muitas pessoas

Gabriel Fernandes

Publicado em 07/01/2025 às 21:33

Atualizado em 07/01/2025 às 21:48

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Empresa chegou a lançar vários chocolates famosos em formato de picolés / Reprodução

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Durante os anos 90, a marca de sorvete Yopa marcava presença em boa parte da rotina dos brasileiros, sendo consumida por grande parte do público infantil por conta de produtos ligados à Disney.

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Só que na virada dos anos 2000, a empresa começou a desaparecer das prateleiras e o motivo muitos ainda desconhecem. 

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Criada na Alemanha em 1933, pelo alemão Josef Pankofer, na época era rotulada como Jopa (que vem das iniciais do nome dele) e foi um dos primeiros sorvetes e alimentos congelados fabricados industrialmente. 

Em 1969, a empresa foi adquirida pela Nestlé que a expandiu para mercados como a Espanha, Suíça, França, Chile e México. No Brasil, a marca chegou em 1972.

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Para conseguir manter a pronúncia original, o nome então foi alterado de Jopa para Yopa.

Em terras brasileiras, a empresa levou várias marcas de chocolate para o formato de sorvetes e foi ganhando popularidade. Com isso, surgiram os picolés e potes de Galak, Prestígio, Chokito, Lollo e muitos outros.

Em 1990, a marca possuía cerca de 12% do mercado de sorvetes do Brasil, ficando apenas atrás de marcas como Gelato e da líder Kibon, que detinha 60% do mercado.

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Neste mesmo ano, a Nestlé resolveu formar uma parceria com a Gessy Lever, para criar uma joint-venture e casar as operações da Yopa e Gelato (Gessy Lever), no país. 

A negociação acabou resultando na empresa Insol, onde o controle era de 50% por cada empresa. Da parceria nasceram populares sorvetes como Sem Para e o Comis, com a imagem do Mickey. Porém, a parceria chegou ao fim em 1993.

Com a Unilever adquirindo a Kibon em 1997, a Nestlé foi obrigada a ser ainda mais estratégica com a Yopa.

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Neste cenário, a empresa resolveu fazer uma pesquisa de público e descobriu que parte dos consumidores preferiam consumir produtos que possuíssem o nome da Nestlé, ao invés de Yopa.

Após isso, a famosa marca de sorvetes Yopa foi extinta. 

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