Episódio de "Os Simpsons" em exibição na FOX / Divulgação/FOX
Continua depois da publicidade
Os Simpsons parecem sempre acertar o futuro, e com certeza você já viu dezenas de vídeos mostrando trechos dos seus episódios prevendo o que está acontecendo agora ou o que acontecerá em breve.
E para o ano de 2025 a família Homer Simpson também parece ter feito as suas "previsões", sendo que uma delas é bastante preocupante. Vamos conferir?
Continua depois da publicidade
"Mas o Trump acabou de vencer as eleições", você vai dizer. Calma. Vamos te explicar.
No episódio "Bart to the Future", de 2024, Lisa vence as eleições, o que muitos atribuíram à vitória de Kamala Harris, o que não aconteceu. Porém, para quem prestou bem atenção ao desenrolar da trama percebeu que Lisa assumiu o cargo só em 2030. Ou seja, uma mulher pode sair vitoriosa no ano de 2028, nas próximas eleições americanas. E, no episódio, Lisa assume uma série de problemas e conflitos deixados por... Donald Trump, o atual presidente.
Continua depois da publicidade
Parece que em 1995 os Simpsons já previam que o streaming mudaria completamente as empresas de mídia no mundo em meados de 2025.
No episódio "Lisa's Wedding" Lisa vai consultar seu futuro em uma cartomante. Na sequência, na televisão, o âncora de um telejornal aparece lendo notícias e, ao fundo, o nome da emissora: CNNBCBS, uma fusão as empresas ABC, CNN, NBC e CBS.
A Disney adquiriu recentemente a 20th Century Fox e a Warner Bros. se fundiu com a Discovery. E há a expectativa de que outras "junções midiáticas" aconteçam em 2025. É só ficar de olho.
Continua depois da publicidade
Essa é, sem dúvida, a previsão mais assustadora dos Simpsons para 2025.
Para o ano de 2024 os Simpsons já adiantaram que a IA iria substituir "as mãos" dos homens, e isso realmente começou a acontecer. O ChatGPT, por exemplo, já é usado por centenas de empresas para a redução de custos.
Os Simpsons disseram que colocar muita expectativa nas mãos de robôs era algo perigoso, já que as IAs poderiam se revoltar contra os humanos e nos trair, em algum momento.
Continua depois da publicidade
No episódio "Itchy & Scratchy Land" robôs começam a brigar entre si pelo entretenimento do público, até que o flash de uma máquina fotográfica de um humano causa um curto-circuito em um robô animatrônico, que se voltam contra os humanos.
É claro que, apesar da piada, a análise sobre a IA ameaçar a humanidade vai muito além do que robôs assassinos. Estamos falando de um assunto que envolve antropologia, psicologia e filosofia, tendo em vista que máquinas, chips e circuitos passarão a dominar as principais lacunas hoje preenchidas por um cérebro e neurônios.