Diário Mais
A folia acabou e não tem mais desculpa: faça um check list nas dicas, organize suas contas e tenha um 2024 com mais saúde financeira
Primeiro passo é fazer uma lista com todas as dívidas / Divulgação
Continua depois da publicidade
No Brasil, muita gente acredita que o ano só começa depois do Carnaval. Pois então, chegou a hora. O tempo de folia já passou e chegou o momento de organizar a vida em todos os sentidos, principalmente, na questão financeira. Até dezembro de 2023, o País tinha mais de 70 milhões de pessoas em inadimplência e o pós-Carnaval pode ser ideal pra colocar as contas em dia.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A alta no número de negativados no Brasil motivou o Governo Federal a criar o programa Desenrola Brasil. O objetivo é promover um mutirão de renegociação de dívidas de pessoas físicas, ou seja, tirar pessoas da lista de inadimplência e retomar o potencial de consumo da população.
Se o seu nome está entre os negativados, não desanime. Há chances de recuperar o controle de suas finanças e “começar” o ano com as contas no azul. Para te ajudar, o Diário do Litoral preparou um passo a passo para te ajudar a se livrar das dívidas. Confira e prepare o check list:
Continua depois da publicidade
1 - Pense sobre a sua realidade
Coloque os pés no chão e reflita sobre a real situação financeira. Faça uma lista com todas as suas dívidas, incluindo valores, prazos e taxas de juros. Este passo te ajudará a ter uma visão clara do problema. Neste momento também é importante reduzir gastos supérfluos como idas em restaurantes caros, assinaturas de serviços que não utiliza ou compras desnecessárias.
2 - Coloque as dívidas como prioridade
Continua depois da publicidade
Sabendo o que deve é possível priorizar suas dívidas. As primeiras a serem pagar devem ser aquelas com taxas de juros mais altas.
3 - Renegocie
Entre em contato com seus credores para renegociar suas dívidas. Muitas empresas trabalham com planos de pagamentos mais flexíveis e redução de juros para devedores que estão dispostos a renegociação. O Programa Desenrola Brasil pode ajudar neste momento.
Continua depois da publicidade
4 - Reserva de emergência
Criar uma reserva pode te ajudar a evitar que você faça mais dívidas futuramente. Qual o conceito? Guarde uma quantia mensal para que você tenha o suficiente para cobrir, pelo menos, de três a seis meses de despesas básicas. Desta forma, não será preciso recorrer a empréstimos ou cartões de crédito em momentos de imprevistos.
5 - Controle o cartão de crédito
Continua depois da publicidade
O cartão de crédito só vira o vilão da sua saúde financeira se você não souber controlar os gastos com ele. O crédito é fácil e rápido, mas tem uma das maiores taxas de juros do mercado. Dá para recorrer ao cartão, mas somente quando necessário e com consciência.
6. Tenha paciência
Ter paciência é um dos pontos principais para conseguir sair do vermelho e se livrar das dívidas. A falta de disciplina e persistência estão entre os principais motivos que levam uma pessoa a se endividar. Por isso, a paciência e o cuidado com as finanças deve fazer parte da sua rotina. Quando os bons hábitos são cultivados no dia a dia, os resultados logo aparecem.
Continua depois da publicidade
7. Tente aumentar sua renda
Buscar um emprego extra, trabalhar como freelancer ou empreender um pequeno negócio. Todas estas são opções para buscar novas fontes de renda, que pode - inclusive - ser destinada exclusivamente ao pagamento das dívidas.
8. Invista
Continua depois da publicidade
Para evitar novas dívidas futuras, uma alternativa é aprender a investir. Depois que você renegociar e quitar seus gastos, pode começar a pensar em conquistar sua independência financeira. E para que essa empreitada seja um sucesso, antes é necessário estudar sobre finanças e buscar informações que podem te ajudar a nunca mais deixar sua conta bancária no vermelho.
Enfim, é importante lembrar que a busca pela estabilidade financeira precisa de tempo e esforço. Os benefícios a longo prazo irão valer a pena. Com dedicação e foco, será possível ter uma vida financeira mais tranquila e sustentável ainda em 2024.
Continua depois da publicidade