Estudo chinês sobre a rotação da Terra causou alarde em boa parte da população / Foto de Pixabay/Pexels
Continua depois da publicidade
Pesquisadores da Universidade de Pequim, na China, analisaram diversos dados sísmicos envolvendo terremotos do ano de 1990 até 2020 e chegaram a uma hipótese preocupante: o núcleo da Terra pode ter desacelerado ou mudado a sua rotação, o que teria consequências terríveis.
O núcleo terrestre nada mais é do que uma esfera sólida composta por níquel e ferro, cercada por um núcleo externo líquido. É o campo magnético que influencia a sua rotação e interações com a gravidade junto ao manto terrestre.
Continua depois da publicidade
O estudo indicou que muitas variações nesse equilíbrio ocorreram ao longo dos anos, sendo 1970 o mais importante nas mudanças de rotação do núcleo. Essa janela pode ter durado quase 70 anos.
Uma rotação desacelerada ou "fora do ritmo habitual" pode tornar os raios solares mais fortes e perigosos aos seres humanos, assim como interferir nos satélites e criar problemas de comunicação e navegação.
Continua depois da publicidade
Se essa mesma rotação parar (o que os cientistas consideram impossível), enfrentaremos ventos nunca antes registrados, furacões de escalas jamais catalogadas, tsunamis, falta de energia e uma ameaça real à sobrevivência de diversas espécias, e não apenas a humana.
Isso se dá por conta da atmosfera continuar em movimento de rotação mesmo que núcleo da Terra parasse de girar. Teríamos 6 meses de um verão intenso, de calor escaldante e sem noite, e 6 meses de um inverno rigoroso e brutal, sem vermos a luz do sol.
O estudo chinês, apesar de eficiente e preciso, deixou margens para as mais diversas interpretações, principalmente das pessoas que não são especialistas no assunto, o que gerou duras críticas de outros pesquisadores, que pediam "mais clareza direta" no relatório final.
Continua depois da publicidade
A pesquisa citou uma interrupção parcial da rotação diferencial entre o núcleo interno sólido da Terra e o manto terrestre. Ou seja, por um período, esse núcleo deixou de girar na mesma velocidade do planeta, algo que já foi observado antes e que está previsto para ocorrer daqui a uns anos.
A hipótese de uma parada total no giro do núcleo terrestre é descartada, mas, se ocorresse, os efeitos catastróficos citados anteriormente seriam, infelizmente, reais.
Ainda falando sobre a Terra, também há uma preocupação com o aumento da temperatura e a saúde principalmente das pessoas mais idosas, conforme matéria publicada pelo DL.
Continua depois da publicidade