Diário Mais

Novos dados do Censo põe cidade do ABC Paulista como líder em escolaridade e IDH

Informações atualizadas do levantamento feito em 2022 foram divulgadas pelo IBGE nesta quarta (26)

Luana Fernandes

Publicado em 27/02/2025 às 12:41

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A nota IDEB de São Caetano do Sul é acima da média nacional - 6,2 pontos.  / Divulgação/PMSC

Continua depois da publicidade

De acordo com os novos dados do Censo 2022, o município de São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo, tem os melhores índices em educação do País. Números foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (26).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A cidade - entre os municípios com mais de 100 mil habitantes - tem a maior proporção da população com nível superior completo em 2022: 48,2%. Como comparação, nesse mesmo conjunto de municípios, a cidade que registrou a menor proporção foi Belford Roxo (RJ), com 5,7%.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Vereador de São Vicente denuncia sabotagem em escolas municipais

• Alunos do Litoral de SP podem almoçar nas escolas durante as férias; entenda

São Caetano do Sul está entre as cidades que melhor se desenvolveram no último Censo. Com 165 mil habitantes e uma área territorial de 15 km² segundo dados do IBGE, a cidade também tem o melhor IDH do Brasil - de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de 2010 - e também com o 48º maior PIB brasileiro.

Os índices em educação são os melhores em outros apontamentos. A cidade, por exemplo, 30,9 vagas em universidades públicas por mil habitantes. Além disso, a média no ENEM é de 586 pontos. A nota IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é acima da média nacional - 6,2 pontos. 

Continua depois da publicidade

Entre as faculdades da região estão o Instituto Mauá de Tecnologia, a Fatec São Caetano do Sul e a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, considerada a melhor instituição de ensino superior municipal do Brasil e a 7ª entre as melhores universidades públicas de São Paulo pelo Guia do Estudante, em 2017.

O Estado de São Paulo se destaca por ter cidades com o IDH alto, principalmente no Interior. É o caso de Caieiras, que tem o índice considerado muito alto. Assim é também no Litoral de São Paulo, onde a maioria das cidades apontam IDH acima da média.

Número médio de anos de estudo

Em 2022, o número médio de anos de estudo da população com 25 anos ou mais no Brasil era de 9,6 anos. Nas grandes regiões, o valor mais alto foi registrado no Sudeste (10,2 anos) e o menor valor foi registrado no Nordeste (8,3 anos).

Continua depois da publicidade

Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, o maior valor registrado também foi em São Caetano do Sul (SP) - 12,7 anos. O menor número médio também está na Região Norte - 6,5 anos.

A média em cidades das regiões Sul e Sudeste são as mais altas. Além de São Caetano do Sul (SP), outros cinco municípios registraram médias de anos de estudo superior a 12 anos: Niterói (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Balneário Camboriú (SC) e Santos (SP).

Em 40 municípios – 30 deles localizados na região nordeste – a média de anos de estudo da população com 25 anos ou mais em 2022 era inferior a cinco anos.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software