Tecnologia mudará muitos recursos que conhecemos da televisão / Rachel Claire/Pexels
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A televisão como conhecemos está prestes a mudar em 2025, com a chegada da TV 3.0, ou DTV+ (Digital Television+ ), que será responsável por proporcionar novas formas de inserções das propagandas e marketplaces.
Segundo o SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre), o recurso promete entregar uma grade de televisão aberta com resolução de 4K/8K, HDR (High Dynamic Range), áudio imersivo (também conhecido como áudio 3D), conteúdo ao vivo e sob demanda, a possibilidade de ter propagada personalizada e marketplace.
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Com essas implementações, a televisão comum virará uma espécie de serviço de streaming como a Netflix e Prime Video.
Para conseguir adequar os televisores à nova tecnologia, devem ser fabricados já no próximo ano, equipamentos que permitam a integração do sinal aberto com a internet.
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Com essa tecnologia os canais de TV se tornam semelhante aos aplicativos, onde o público pode interagir com os conteúdos que são exibidos, votar em enquetes e até comprar produtos que são mostrados ao vivo.
Além disso, se o espectador estiver interessado em comprar uma geladeira, serão exibidas propagandas personalizadas com este intuito.
Para conseguir usufruir da qualidade de som e imagem em alta definição, não será necessário que o aparelho esteja conectado a internet. Porém, para usar outros recursos como compras e interações, será necessário a conexão.
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O Ministério das Comunicações espera decidir a tecnologia que será utilizada até o dia 31 de dezembro deste ano. É esperado que o presidente Lula (PT) já assine um decreto que estabelece esta escolha no começo de 2025.
O mercado espera que o recurso já funcione a tempo da Copa do Mundo de 2026, mas tudo depende também da preparação das emissoras para receberem o DTV+
É importante destacar que televisões fabricadas a partir de 2020 já trazem as características da DTV+, como resolução em 4K/HDR e áudio imersivo. Logo, quem tiver esses modelos, não precisam adquirir novas TV e conversores.
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