Nova tecnologia promete substituir o ar condicionado / Max Vakhtbovycn/Pexels
Continua depois da publicidade
Durante o período de forte calor, muitas pessoas optam por aparelhos de ar condicionado para se refrescar. Só que essa tecnologia pode se tornar precária nos próximos anos. Pesquisadores da Universidade de Hong Kong desenvolveram uma nova tecnologia de refrigeração que pode substituí-lo.
Ainda em fases de testes, o recurso pode ajudar a diminuir o quadro de aquecimento global, por conta da ausência dos gases como os HFCs.
Continua depois da publicidade
Essa inovação trata-se de uma tecnologia de refrigeração elastocalórica, que usa ligas metálicas para resfriar sem gases refrigerantes. Os estudos comprovaram que ela é 48% mais eficiente e ecológica que os sistemas tradicionais.
Este sistema usa o efeito elasto calórico em que ligas metálicas como níquel-titânio mudam de temperatura quando são submetidas à pressão.
Continua depois da publicidade
Aprimorada desde sua descoberta em 1980, esse recurso auxilia no resfriamento contínuo sem gases refrigerantes, usando três ligas metálicas para maior eficiência.
Como a tecnologia ainda está em fases de testes, ela ainda precisa passar por mais alguns procedimentos antes de chegar ao mercado.
Essa nova tecnologia também poderá ser aplicada em veículos elétricos, residências, escritórios e indústrias, com potencial para melhorar até mesmo o desempenho de baterias.
Continua depois da publicidade
Enquanto a tecnologia não chega, localizada no interior paulista, Espírito Santo do Pinhal se destaca como um destino ideal para quem busca fugir do calor.
Com clima ameno e charmoso, a cidade é mais conhecida por ser um paraíso durante o inverno, mas também conquista visitantes nos meses mais quentes devido à sua atmosfera tranquila e agradável.
O Diário do Litoral fez uma matéria sobre o assunto.
Continua depois da publicidade