Diário Mais

Nova lei de trânsito pode gerar multa de R$ 3 mil e suspensão da CNH

A proposta prevê alterações no valor das multas e a aplicação de sanções mais rigorosas para aqueles que desrespeitarem as regras

Fábio Rocha

Publicado em 25/03/2025 às 17:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Projeto de Lei 1405/24 tem como principal objetivo aumentar a segurança nas rodovias / depositphotos.com / rafapress

Continua depois da publicidade

Uma nova proposta que está sendo analisada pela Câmara dos Deputados pode trazer mudanças significativas para os motoristas brasileiros. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Projeto de Lei 1405/24 tem como principal objetivo aumentar a segurança nas rodovias, impondo penalidades mais severas para infrações consideradas perigosas ao volante.

Continua depois da publicidade

A proposta prevê alterações no valor das multas e a aplicação de sanções mais rigorosas para aqueles que desrespeitarem as regras de trânsito. 

Além disso, ha outra proposta legislativa que pretende isentar idosos a partir de 60 anos do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos novos.

Continua depois da publicidade

Entre as principais mudanças, está a reclassificação das ultrapassagens imprudentes como infrações gravíssimas, tornando a penalidade ainda mais rigorosa para os condutores infratores.

Caso o projeto seja aprovado, as multas para esse tipo de infração podem chegar a R$ 3 mil, além da possibilidade de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por até um ano. 

A medida busca coibir comportamentos arriscados nas estradas, reduzindo o número de acidentes causados por manobras perigosas.

Continua depois da publicidade

Para que as novas regras entrem em vigor, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. 

Durante esse processo, ele pode sofrer alterações antes de ser sancionado e transformado em lei. Ainda assim, a proposta já gera debates entre especialistas e motoristas sobre o impacto das mudanças no trânsito.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software