Diário Mais

Nova geração de açougueiros no mercado

Santos também tem um destaque neste segmento, que tem levado o nome da cidade e a preocupação com uma carne de qualidade para vários lugares do Brasil

Isabela Fernandes

Publicado em 09/10/2024 às 21:53

Compartilhe:

Domingos Neto, mais conhecido como Netão da Bom Beef vive nos açougues da família desde criança e em 2014 assumiu a direção de uma casa de carnes onde passou boa parte da infância e da adolescência / Divulgação

No dia 9 de outubro comemora-se o Dia do Açougueiro. Como tantos outros ofícios, estritamente manuais, o trabalho de açougueiro foi considerado de pouco prestígio por muito tempo, apesar da inegável importância econômica e social. Mas, graças a uma nova geração, disposta a seguir carreiras não convencionais e ‘bem-aceitas’ pela sociedade, essas profissões passaram a ganhar o prestígio e status que merecem. Esses jovens estão deixando de lado carreiras tradicionais e na área da tecnologia, por exemplo, e investindo em trabalhos manuais, mas, claro, adaptados aos novos tempos.

Santos também tem um destaque neste segmento, que tem levado o nome da cidade e a preocupação com uma carne de qualidade para vários lugares do Brasil. Domingos Neto, mais conhecido como Netão da Bom Beef vive nos açougues da família desde criança e em 2014 assumiu a direção de uma casa de carnes onde passou boa parte da infância e da adolescência.

Preocupado em trazer a Santos uma carne diferenciada e com qualidade superior, com cortes especiais, que já fazem sucesso em outros lugares do mundo, Netão criou a marca Bom Beef, que já se tornou referência nacional e sinônimo de carne de qualidade.

Netão é um açougueiro de mão cheia e um empreendedor nato, típico do novo perfil de profissionais que vem surgindo. A obstinação pela busca da carne perfeita moveu Netão a estudar sobre o assunto e a trabalhar em diversos empregos, inclusive a bordo de transatlântico para juntar dinheiro e abrir o próprio açougue. 

Durante os três anos que trabalhou como bartender nos navios de cruzeiro, conheceu cortes novos e aprendeu a apreciar carnes de qualidade. Quando a embarcação atracava, sempre que conseguia, Netão parava em todos os açougues, steakhouses e restaurantes dos países ao redor do mundo para conhecer as carnes servidas por lá. E cada vez mais ficava encantado com esse universo. O açougueiro também investiu em cursos e workshops com os melhores profissionais da carne do Brasil e do mundo, inclusive no Texas, para onde viajou algumas vezes para conhecer os locais da cadeia produtiva da carne de lá.

Com quase 20 anos de experiência no mundo das carnes, Netão, ficou conhecido em todo o país através da internet e de programas de TV como especialista em cortes especiais para churrasco. Seus perfis no Instagram hoje somam mais de 2 milhões de seguidores de todo o país e seu canal no Youtube tem mais de 1,2 milhão de inscritos.

Como empreendedor, Netão também não para. Atualmente, está à frente da Rede Bom Beef, que começou com uma unidade própria em Santos e hoje se transformou em uma franquia que já conta 58 açougues em atividade espalhados pelo país, e outras 14 em fase de implantação. Em 2020, o Grupo expandiu e começou a operar como uma hamburgueria. Atualmente, são 18 unidades da rede Bom Beef Burgers, e outras 14 em implantação.

Em março de 2023, estreou na TV com seu talk show na Rede TV,  Na Grelha com Netão, onde ficou até este ano. No programa, recebeu celebridades, músicos, influenciadores e personalidades para um bate-papo leve e intimista na beira da churrasqueira, enquanto mostrava técnicas de preparo, curiosidades, dicas de receitas, temperos exclusivos e as melhores maneiras de valorizar os cortes de carnes de um bom e verdadeiro churrasco.

Em agosto do mesmo ano, o primeiro açougue, em Santos, onde tudo começou, ganhou um novo espaço, bem maior e na mesma quadra da antiga casa de carnes, e passou a contar também com a Parrilla Bom Beef, restaurante especializado em carnes de qualidade.

Netão também foi eleito o Melhor Assador do Brasil, em 2022, pelo prêmio Melhores do Ano da Revista Prazeres da Mesa, a maior eleição da gastronomia brasileira.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Pomini afirma que obra do Túnel Santos-Guarujá será licitada pelo Governo Federal

Deputados estaduais aprovaram ontem o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a firmar uma parceria-público-privada para a obra, que deve custar R$ 6 bi

Cotidiano

Conheça a lei que pode salvar o orçamento familiar dos idosos

A lista de benefícios é vasta, mas dois têm bastante destaque e garantem muita ajuda para quem realmente precisa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter