Diário Mais

Nasa vai 'derrubar' estação espacial no Oceano Pacífico; saiba quando

"Vida" útil da Estação Espacial Internacional está chegando ao fim e agência americana deve "aposentar" estrutura

Da Reportagem

Publicado em 02/07/2024 às 16:50

Atualizado em 02/07/2024 às 17:06

Comentar:

Compartilhe:

Nasa deve derrubar Estação Espacial Internacional em 2030 / Divulgação/NASA

A Estação Espacial Internacional (ISS) vai ser derrubada no Oceano Pacífico. O local, que serve de casa para humanos no espaço desde o início dos anos 2000, deve seguir em atividade até 2030 antes de ser destruído.

A SpaceX, de Elon Musk, foi escolhida para desenvolver e construir o veículo Deorbit que será usado para desorbitar a estação espacial, trazendo-a com segurança para a Terra. Em um relatório divulgado pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos afirmou que a ISS cairia em uma parte do oceano conhecida como Ponto Nemo.

Todo o projeto tem um valor de cerca de US$ 843 milhões (mais de R$ 4,7 bilhões). Apesar de não construir o veículo, a NASA executará todas as operações com o Deorbit.

A ISS é resultado de um projeto conjunto envolvendo cinco agências espaciais e está em órbita desde 1998. Mais de três mil projetos de pesquisa foram realizados em seu laboratório de microgravidade.

Mesmo cumprindo o seu papel e funcionando bem durante estes anos, a Estação Espacial Internacional começou a apresentar alguns vazamentos. De acordo com a NASA, grande parte da estrutura pode ser reparada ou substituída em órbita, enquanto outras peças podem ser devolvidas ao solo para reparo e relançadas. No entanto, a espinha dorsal da estação, como os módulos tripulados e as estruturas de treliça, não podem passar por tais procedimentos.

Conforme as espaçonaves atracam e desacoplam da ISS, tensões são geradas nas estruturas. Tudo isso foi levado em consideração pela agência espacial para "aposentar" as operações da Estação Espacial Internacional.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Na Volta que o Mundo Dá': Mateus Sartori inicia turnê em Santos

O show acontece no dia 13 de julho, no Projeto Chorinho no Aquário

Cotidiano

Forte massa de ar polar trará chuva e sensação de 10º C para o litoral de SP

Mudança climática ocorrerá aos poucos e já começa neste final de semana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter